FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Apoio aos refugiados em Portugal: famílias vão receber cabaz de frescos semanal

A iniciativa tem triplo impacto social: ajuda aos refugiados ucranianos, assistência às famílias que os acolhem e apoio à economia dos pequenos e médios agricultores em Portugal. É uma iniciativa humanitária inovadora em Portugal, lançada pela Oikos: um Cabaz Solidário de produtos hortofrutícolas e outros bens alimentares essenciais com entrega ao domicílio. 

A guerra na Ucrânia está a provocar perda de vidas humanas, destruição de infraestruturas e um fluxo de refugiados na Europa como não se via desde a II Guerra Mundial. Contudo, desta vez, a guerra não afeta apenas os outros: de algum modo, afeta-nos a todos moral e economicamente. Já todos sentimos o efeito da subida de preço dos alimentos e da energia (combustíveis, gás, eletricidade). Também quem produz, especialmente no setor primário, está a ser altamente penalizado, quer pelos custos de energia, quer – no caso da agricultura – pelo duplo impacto da seca e do aumento dos custos de produção. 

Portugal tem uma longa tradição de ajuda alimentar. Porém, todos os envolvidos nestas ações reconhecem que é muito mais difícil conseguir a doação de frescos do que de produtos processados e ultracongelados. Esta ação vem preencher uma lacuna no sistema de assistência alimentar em Portugal privilegiando a doação de frutas e legumes, que são essenciais para uma alimentação adequada e para a saúde humana.

A iniciativa de entrega de Cabazes Solidários decorre da experiência acumulada da Oikos com o Negócio Social SmartFarmer e do trabalho humanitário de mais de 3 décadas pelo mundo. Tem um triplo impacto social: 

Apoio aos Refugiados: especialmente refugiados da Ucrânia, com crianças e idosos. 
Apoio a famílias de acolhimento: famílias residentes em Portugal a alojar refugiados, com maior pressão sobre o rendimento disponível em função da subida de preços. 
Apoio a produtores locais: os bens do cabaz são comprados pela Oikos, diretamente aos pequenos e médios produtores locais, sendo a montagem dos cabazes e a logística de entrega ao domicílio assegurada através do negócio social da Oikos SmartFarmer. Encurtando a cadeia de valor, o projeto visa pagar um preço justo ao produtor e proporcionar um preço mais acessível ao consumidor (neste caso ao doador). 

Numa primeira fase, a entrega de Cabazes Solidários começa em abril, na Região Metropolitana de Lisboa e tem já garantida a entrega de 50 cabazes solidários, semanalmente, durante os próximos 4 meses.

O objetivo é alargar esta ação a mais pessoas e outras regiões do país; por isso, é uma iniciativa aberta à solidariedade dos portugueses que podem contribuir com donativos. Cada cabaz, com todos os custos de logística e entrega, custa 20€. 

O apoio pode ser feito em aqui ou aqui.