FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Análise técnica de uma instalação frigorífica para arrefecimento de frangos num matadouro em África

Texto: António Santos

Engenheiro Mecânico Térmico

As instalações frigoríficas são usadas para dar os primeiros arrefecimentos aos produtos alimentares. O arrefecimento das aves deve ser feito por métodos de ar frio ou por imersão. O arrefecimento por ar frio deve ser feito em tuneis entre -1 a -10 ºC, evitando a congelação superficial da pele. Na imersão as aves são arrefecidas em misturas de água com gelo ou substâncias líquidas não toxicas, até alcançar temperaturas de 1 ºC nas camadas mais profundas da carne. Neste trabalho é feito, em quatro pontos, uma análise a uma instalação real situada em África na região de Seychelles, usada num matadouro de aves (linha de abate de frangos).

Num primeiro ponto é feita uma recomendação para o tratamento pelo frio das aves. Num segundo ponto é feita uma descrição do processo de abate e da instalação, identificando os principais elementos que a constituem.

Num terceiro ponto faz-se uma análise ao dimensionamento de cada elemento da instalação, ao seu estado, e sua afinação necessária para o bom funcionamento, tendo como referência a capacidade frigorífica necessária para as exigências de trabalho diárias pretendidas. No quarto e último ponto, apresenta-se a conclusão desta análise, referindo os elementos que podem prejudicar o funcionamento da instalação e os motivos associados, indicando também umas soluções a implementar e os cuidados e testes a fazer à instalação.

Continue a ler este artigo na Revista Tecnoalimentar nº30.