FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tecnoalimentar 30 aborda as Alternativas à carne

Na edição n.º 30 da revista Tecnoalimentar, o dossier principal é dedicado às Alternativas à carne.

As tendências de consumo alimentar mostram que a procura de alimentos alternativos à carne tem aumentado. No entanto, a razão desta substituição da carne nem sempre é motivada pelas mesmas questões. Atualmente, podem destacar-se três grandes grupos: i) as relacionadas com a saúde e equilíbrio nutricional; ii) as relacionadas com a rejeição de consumo produtos de origem animal; iii) as questões relacionadas com sustentabilidade ambiental. Não obstante dos motivos, o impacto na indústria alimentar é notório.

O setor das carnes, que tenta não perder a sua parte no mercado, procura sobretudo ir ao encontro das exigências do consumidor investindo no desenvolvimento de novos produtos, com formulações melhoradas do ponto de vista nutricional, com declaradas preocupações de sustentabilidade ambiental e ainda inovando de forma disruptiva, abraçando projetos de completa substituição da proteína da carne por alternativas vegetais.

A mesma evolução é acompanhada no setor das refeições prontas a consumir (produtos IV e V gama) e na restauração, que apostam fortemente no desenvolvimento de novos produtos recorrendo a fontes proteicas alternativas, como as leguminosas, farinha de insetos, para além do já consolidado uso de soja.

Neste dossier, dedicado às “Alternativas à Carne”, constata-se esta preocupação da indústria. Os trabalhos apresentados estão alinhados com esta tendência, de recurso a proteínas de diferentes origens, como alternativa à carne e com elevados níveis de aceitabilidade. Até a indústria mais clássica, a do setor da carne, apresenta uma proposta de produtos “tipo fiambre” e, de base vegetal.

Reforça-se que a produção de alimentos cuja composição proteica constitui alternativa à carne, deve ser realizada em simbiose com criação animal extensiva, cultivo dos solos numa tentativa de reverter a tendência de falta de alimento, alterações ambientais e permitir que o homem mantenha alguns hábitos alimentares adequados à sua condição física e cultural que o caracterizam.

Clique na imagem acima para aceder à versão digital da edição 30 da Tecnoalimentar.

O Dossier conta com os seguintes artigos:

  • Entrevista com Victoria d'Orey, Diretora de I&D da Izidoro

  • Aceitabilidade de nuggets elaborados com proteína texturizada de soja

  • Farinha de fava - O futuro da alimentação sustentável

  • Análogos de carne à base de vegetais - Desafios tecnológicos e tendências de mercado

  • Leguminosas, alimentos em substituição da carne

  • O panorama e evolução das alternativas alimentares análogas à carne

Desta edição fazem ainda parte os seguintes artigos:

  • Análise técnica de uma instalação frigorífica para arrefecimento de frangos num matadouro em África

  • A tecnologia no topo da agenda dos líderes da indústria alimentar

  • Qual é a importância dos acessórios Food Safe?

  • Nova perspetiva para a gastronomia portuguesa – Petisco, uma marca nacional

Para efetuar a assinatura da revista TecnoAlimentar, clique aqui.

Veja as últimas edições da TecnoAlimentar aqui.