Alternativa à pesca - peixes baseados em células do biorreator
Cerca de 90 por cento de todos os stocks de peixes são considerados explorados ao máximo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Mas, à medida que a população mundial continua a crescer, mais pessoas dependem dos peixes como fonte de proteína.
Bluu GmbH - um spin-off do Fraunhofer Research and Development Center for Marine and Cellular Biotechnology EMB, que é um centro associado do Fraunhofer Research Institution for Individualized and Cell-Based Medical Engineering IMTE - tem uma solução para o problema.
A empresa é especializada na produção de peixes à base de células, que são feitos a partir de células de peixes reais e cultivados num biorreator. Ao contrário dos peixes capturados na natureza, isto não prejudica o bem-estar animal.
A Bluu Biosciences é a primeira empresa da Europa a especializar-se no desenvolvimento e produção de peixes de base celular.
Em todo o mundo, atualmente há apenas algumas empresas a operar neste campo. A Bluu Biosciences está, portanto, a fecharuma lacuna no mercado: em quase todo o lado hoje em dia, são mais os peixes capturados do que aqueles que podem ser regenerados naturalmente. Isto ameaça o abastecimento básico de alimentos de centenas de milhões de pessoas.
Peixes baseados em células, produzidos com a ajuda da biotecnologia moderna podem dar uma contribuição decisiva para garantir o abastecimento global de proteína animal no futuro.
Leia
aqui a notícia completa.