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Revista TecnoAlimentar

Alimentos inovadores clean label, naturais, nutritivos e orientados para o consumidor: Projeto cLABEL+

Por: Portugal Foods | Consórcio do projeto cLabel+

O PROJETO

O projeto cLabel+ tem como principal objetivo responder aos desafios que o consumidor coloca à indústria alimentar e pretende desenvolver processos e produtos que sejam entendidos pelo consumidor como produtos com ingredientes naturais, com limitada utilização de aditivos e que permitam, pelas suas propriedades físicas, químicas e nutricionais, proporcionar a experiência esperada, mantendo a segurança alimentar.

Para além disso, pretende:

• Melhorar a valorização nutricional dos produtos, investigando os macronutrientes presentes nas matrizes alimentares e alcançando um posicionamento de clean label para os produtos finais desenvolvidos.

• Desenvolver soluções inovadoras e clean label para reduzir o teor de açúcar e modelar o poder adoçante em alimentos, sem comprometer a satisfação do consumidor em relação ao sabor.

• Investigar e desenvolver soluções clean label para estabilização e conservação de molhos, produtos cárneos e confeitaria, como alternativas à utilização de conservantes e outros aditivos.

• Desenvolver novas metodologias e processos para melhorar a avaliação da resposta do consumidor aos diferentes estímulos resultantes da aplicação do conceito clean label, validando os processos de desenvolvimento implementados e avaliando a resposta do consumidor aos produtos desenvolvidos e aos conceitos de clean label do ponto de vista sensorial, atitudinal, emocional e fisiológico.

Este é um projeto liderado pela empresa SUMOL+COMPAL e é constituído por um consórcio de 20 entidades: 8 empresas com áreas de atuação complementares e 12 entidades não empresariais do sistema de I&D com vasta experiência no desenvolvimento de projetos científicos relacionados com o tema. Com a sua realização pretende-se contribuir para o desenvolvimento sustentado do setor alimentar em Portugal, aumentando a sua capacidade para dar resposta aos desafios que lhe são colocados num mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e com consumidores mais informados e exigentes. José António Teixeira, representante do líder científico do projeto, a Universidade do Minho (UM), ressalta que “os resultados do cLabel+ contribuirão para o desenvolvimento económico das empresas do setor, tornando-as mais competitivas, mais sustentáveis e dotando-as de uma maior capacidade para responder aos contínuos desafios de inovação que lhes são colocados”. De facto, o primeiro desafio enfrentado pelo cLabel+ foi a construção de um projeto integrador, que desse resposta às exigências da indústria agroalimentar, tendo sido a Portugal Foods um agente fundamental na dinamização da articulação entre as entidades envolventes. José António Teixeira refere que “é desafiante desenvolver um projeto num tema atual e relevante que vá de encontro às necessidades de um setor que é bastante diversificado” e Deolinda Silva, Diretora Executiva da Portugal Foods, menciona que a “PortugalFoods, enquanto entidade dinamizadora deste projeto mobilizador, tem a responsabilidade de transferir o conhecimento gerado para o setor agroalimentar”.

ATIVIDADES

Para atingir o seu objetivo principal, o projeto cLabel+ é composto por um conjunto de 5 subprojetos que visam criar novos produtos, processos ou serviços (PPS). Os subprojetos, designados por PPS, são complementares e integram-se na realização do objetivo global, através da investigação, do desenvolvimento e da demonstração de novos produtos e da melhoria de processos produtivos através do desenvolvimento de novas tecnologias:

• PPS1: Valorização nutricional de produtos através dos macronutrientes e das condições de processamento;

• PPS2: Soluções inovadoras e clean label para a redução do açúcar e modelação do poder adoçante em alimentos;

• PPS3: Estabilização e conservação clean label de molhos, produtos cárneos e confeitaria;

• PPS4: Novas metodologias para a integração e otimização da resposta do consumidor;

• PPS5: Gestão do projeto, disseminação e valorização de resultados.

Artigo publicado na edição n.º 35 da Revista TecnoAlimentar.

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