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Revista TecnoAlimentar

UE reforça apoio na promoção de produtos agroalimentares sustentáveis ​​em 2022

Para 2022, um total de 185,9 milhões de euros foi atribuído à promoção de produtos agroalimentares da UE dentro e fora da UE. Similarmente a 2021, o programa de trabalho da política de promoção do próximo ano concentra-se em produtos e práticas agrícolas que apoiam os objetivos do Acordo Verde Europeu, como produtos orgânicos da UE, frutas e vegetais, agricultura sustentável e bem-estar animal.

O Comissário da Agricultura, Janusz Wojciechowski, afirmou: «A promoção da qualidade e segurança dos produtos agro-alimentares europeus, na UE e a nível mundial, é uma dimensão importante do apoio da Comissão aos agricultores e produtores. A nossa política de promoção desempenha um papel fundamental na transição para sistemas alimentares sustentáveis. O nosso objetivo é sensibilizar para a agricultura biológica e práticas agrícolas mais sustentáveis, aliadas à promoção de frutas e vegetais frescos, essenciais para uma alimentação saudável e equilibrada. A demanda por esses produtos precisa de crescer se quisermos que mais produtores participem da transição verde.»

A política de promoção irá cofinanciar campanhas em consonância com as ambições do Acordo Verde Europeu, apoiando objetivos da estratégia Farm to Fork, o plano europeu de combate ao câncro, o plano de ação orgânico da UE e a comunicação sobre a iniciativa de cidadania europeia “Fim da idade da jaula''.

As campanhas devem informar os consumidores da UE e do mundo sobre a agricultura biológica, a agricultura sustentável da UE e a contribuição do setor agroalimentar para a ação climática e o ambiente. Dentro da UE, as campanhas também irão promover uma alimentação saudável e dietas balanceadas, aumentando o consumo de frutas e vegetais frescos.

Além disso, para aumentar a coerência com o plano de luta contra o câncro na Europa, o material de promoção visual das campanhas terá de referir-se às orientações dietéticas baseadas nos alimentos do país da UE visado.

Outro foco das campanhas será destacar os elevados padrões de segurança e qualidade, bem como a diversidade e os aspectos tradicionais dos produtos agroalimentares da UE. Isto inclui a promoção de regimes de qualidade da UE, como as indicações geográficas na UE.

Por último, no que se refere às campanhas fora da UE, as prioridades são definidas em mercados com elevado potencial de crescimento, como Japão, Coreia do Sul, Canadá e México. Espera-se que as campanhas selecionadas aumentem a competitividade e o consumo dos produtos agroalimentares da UE, aumentem o seu perfil e aumentem a sua quota de mercado nestes países visados.

Os convites à apresentação de propostas para as próximas campanhas de 2022 serão publicados no início de 2022. Uma vasta gama de organismos, como organizações comerciais, organizações de produtores e grupos agroalimentares responsáveis ​​por atividades de promoção, podem candidatar-se a financiamento e apresentar as suas propostas. Os projetos serão avaliados em relação aos objetivos climáticos e ambientais do CAP, do European Green Deal e da estratégia Farm to Fork, em particular no que diz respeito à sustentabilidade da produção e do consumo.

A política da UE para a promoção de produtos agroalimentares visa aumentar a competitividade do setor, tirando partido da expansão dos mercados agroalimentares globais e aumentando a sensibilização para os elevados padrões utilizados na agricultura da UE, incluindo em termos de qualidade e sustentabilidade. Atualmente está em revisão, conforme previsto na estratégia Farm to Fork.

Comunicado de Imprensa da Comissão Europeia