FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

A Mojobrands serve “As Melhores Sardinhas do Mundo”

De Matosinhos para o mundo, a Pinhais fabrica conservas artesanais utilizando um processo tradicional único. Este processo e a sua história centenária podem ser conhecidos numa visita imersiva aos escritórios originais e à fábrica atual, que termina com a degustação dos sabores mais autênticos do nosso litoral atlântico.

Ainda que a Conservas Pinhais Factory Tour tenha já sido eleita como o "Tripadvisor Travellers’ Choice de 2022" e destacada num artigo do New York Times, pretendia-se melhorar os resultados das visitas. Para cumprir este objetivo, a Mojobrands começou por analisar algumas das principais atrações de marca na Europa. A partir deste estudo, concluiu que os turistas visitam-nas porque gostam de conhecer a magia por detrás do produto que apreciam.

No caso particular da Pinhais, existe um produto de excelência, mas os turistas não o conhecem. Era importante construir uma imagem clara na mente dos potenciais clientes, suficientemente forte para os levar a querer descobrir a fábrica e as conservas.

"Da pesquisa que realizámos, surgiu o insight de que o momento mais significativo da visita ao museu era a degustação das conservas. Assim, para tornar esta experiência ainda mais especial, teríamos que dar destaque à imensa qualidade das sardinhas. Mas, apesar de ser notório que esta qualidade resulta de um processo produtivo único, o reconhecimento existente no mercado não estava a ser aproveitado pela marca. Neste contexto, estava preparado o terreno para criarmos o conceito da nossa campanha", revela, em comunicado, Tiago Barquinha, Diretor Criativo da Mojobrands.

Consequentemente, foi criado um novo posicionamento e um storytelling adequado a um discurso mais internacional, pensando na Nuri como principal marca de exportação. “We bring you the best sardines in the world” surgiu, então, como conceito da campanha, afirmando orgulhosamente e com propriedade que estas são, efetivamente, as melhores sardinhas do mundo.

Para concretizar esta campanha, investiu-se em parcerias com influencers e na aplicação de publicidade nos elétricos do Porto. Ainda, foi promovida uma reestruturação das plataformas digitais, e criada uma nova imagem para a marca com intuito de aumentar o seu apelo gastronómico e de inspirar as pessoas a consumir, evidenciando a diversidade de pratos, preparações e degustações possíveis.

"Queremos acreditar que trabalhamos para oferecer as melhores sardinhas do mundo e que esta campanha irá trazer muitos e bons resultados para as nossas marcas e para o museu", afirma Patrícia Sousa, Diretora de Marketing Conservas Pinhais.