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Revista TecnoAlimentar

A informação ao consumidor na Indústria Alimentar

A legislação tem evoluído de forma bastante positiva para tornar mais evidente ao consumidor um conjunto de informações úteis para que o mesmo possa tomar decisões informadas e, assim, conscientes, quanto ao consumo que pretende realizar.

Rótulos

É importante que os operadores na comercialização de géneros alimentícios e, em particular, os de padaria e pastelaria, se mentalizem na evolução que o setor tem de fazer de modo a tornar mais evidente a informação sobre os seus produtos, tais como igredientes, alergénios e regras de conservação ou utilização, para além da informação nutricional, quando aplicável.

A verdade é que ainda não faz parte da realidade deste setor conseguir prestar este tipo de informação ao consumidor quando o mesmo solicita ao balcão de atendimento. Mais, chega a ser constrangedor quando se percebe que a pessoa que nos atende não consegue falar sobre o produto que está a vender, tornando-se tal numa lacuna importante no setor.

Face à multiplicidade de matérias-primas usadas, também não é fácil ter um controlo de toda esta informação junto ao balcão de atendimento. Mas é possível ter um conjunto de informações que satisfaçam as necessidades de informação do consumidor. 

Organizar uma tabelca com os produtos, ingredientes, alergénios e regras de conservação e utilização pode ser trabalhoso numa primeira fase, mas não é de difícil concretização.

A formação tem que ser garantida aos colaboradores responsáveis pelo atendimento e, na interação diária com os clientes, é importante que estes demonstrem que conhecem o produto.

FONTE: Revista AIPAN (Associações dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte