FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

A #EUChooseSafeFood reforça a importância da celebração do 5º Dia Mundial da Segurança Alimentar

Sabemos o quão importante é fazer uma dieta equilibrada e diversificada, mas será que temos toda a informação no que à segurança alimentar diz respeito? Com objetivo de consciencializar a população sobre as mais diversas questões do foro alimentar, a campanha #EUChooseSafeFood, levada a cabo pela ASAE e pela EFSA, comemora o Dia Mundial da Segurança Alimentar, celebrado a 7 de junho, e reforça a importância de medidas eficazes para garantir que todos os alimentos são consumidos de uma forma segura.

De mãos dadas com a ciência, a campanha #EUChooseSafeFood informa como evitar contaminar a comida enquanto a cozinha, como saber até quando se pode consumir um alimento, como os manter limpos e, até, como verificar quais os alimentos que contêm alergénicos. Mas como podemos fazer tudo isto de forma prática e segura? Vejamos algumas dicas:

Diminuir a acrilamida. Se cozinhar um alimento a mais de 120º saiba que é possível estar a contaminá-lo com um químico denominado de acrilamida. Este é prejudicial para a saúde e pode aumentar o risco de desenvolver cancro. Para evitar este riscocenário assustador basta apostar confecionar numa cozedura mais leve e menos intensaefusiva. Já quando torra uma fatia de pão deve preocupar-se em deixá-la dourada, não deixando ficar queimada.

Estar atento às datas de validade. Certamente já observou a designação “consumir até” e “consumir de preferência antes de”, mas qual a diferença? Quando lê a primeira, saiba que por segurança é imperativo não consumir o alimento depois da data referida, pois este poderá deixá-lo doente. O segundo é uma indicação a observar, pois, se conservar o alimento corretamente, a durabilidade do mesmo ainda que com eventuais alterações de cor e textura, pode ainda ser seguro além da data definida. Estar atento aos prazos de validade ajudará muito a evitar o desperdício alimentar.

Descongelar alimentos em segurança. Deixar carne, ou outros alimentos, a descongelar na bancada pode ser prático e um hábito, mas não mantém o alimento seguro. Para garantir que não são formadas bactérias, qualquer alimento que pretenda descongelar para o jantar deve fazê-lo no frigorifico. A higiene e segurança alimentar é algo que deve sempre ser levado a sério.

Ler os rótulos. De comichão a erupções cutâneas, as alergias a alimentos podem aparecer de variadas formas. Bem como as intolerâncias que, muitas vezes, se manifestam através de inchaço ou cãibras estomacais. Para evitar estes sintomas é importante identificar quando se é intolerante ou alérgico a algo, depois, basta conhecer os símbolos presentes nos rótulos para estar sempre seguro.

Filipa Melo de Vasconcelos, Subinspetora-Geral da ASAE reforça que “este Dia Mundial da Segurança Alimentar - resultado de uma resolução das Nações Unidas em dezembro de 2018 – é um importante momento para Todos aumentarmos a consciência sobre a Segurança alimentar em geral. Todos temos um papel a desempenhar, contribuindo assim para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados na Agenda 2030. Neste sentido, convidamos os consumidores a conhecer dicas de higiene alimentar e como no seu dia-a-dia, podem optar por ações conscientes e informadas sobre, como tratar os alimentos que vão consumir, como armazenar alimentos e como mitigar o desperdício alimentar. Foi com intuito de transmitir o conhecimento científico existente nestas matérias que a campanha #EUChooseSafeFood surgiu e que queremos continuar a trabalhar com eficácia para fazer chegar a melhor informação ao público.”