FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

2016 foi ano recorde para as exportações de carne de porco dos EUA

  • 14 fevereiro 2017, terça-feira
  • mercados

O ano de 2016 foi de resultados recorde para as exportações espanholas de carne de porco, mas também para as dos Estados Unidos da América, cujas exportações aumentaram em 5% para superar 1,6 milhões de toneladas.

O valor das exportações subiu em linha com o volume a mais de 4,2 milhões de dólares.

Este crescimento nos envios cresceu até a segunda metade do ano, coincidindo com a escalada na produção de carne de porco e a queda dos preços nos Estados Unidos da América (EUA) à medida que ao ano avançava. O volume de exportação aumentou 16% apenas no quarto trimestre, segundo os dados de AHDB.

O México continua a ser o maior cliente de carne de porco dos EUA, com volumes de importação que aumentaram 6% em 2016 face ao ano anterior, até as 526 mil toneladas.

Seguido a tendência geral, a exportação aumentou 22% no último trimestre, apesar da queda do valor do peso, limitando a competitividade do produto norte-americano.

A China também demonstrou ser cada vez mais um destino de exportação de carne de porco, cujos envios cresceram 83%, elevando a quota de exportação desta carne para a China em 11% do total. Face à tendência geral, o crescimento foi mais forte no início do ano, já que houve uma certa redução na procura chinesa ao longo do ano.

Pelo contrário, as exportações dos EUA desceram para o Japão em 5%, que é um mercado chave, cuja redução em volume deveu-se à diminuição dos envios no primeiro semestre de 2016, provavelmente devido ao preço competitivo do porco congelado da União Europeia.

Em 2017, prevê-se que a expansão da produção de carne de porco nos Estados Unidos impulsione um novo aumento nos volumes de exportação anuais.

Fonte: Agrodigital