FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

1ª empresa portuguesa em agricultura celular na área alimentar faz 1 ano

A Cell4Food – Cellular Culture, Lda (C4F) é a primeira empresa portuguesa em agricultura celular na área alimentar e a primeira a nível mundial dedicada ao desenvolvimento de polvo celular. Esta start-up está focada na biodiversidade atlântica e pretende ter uma posição relevante no mercado de produção de células animais para uma alimentação eticamente sustentável.

“A entrada da Portugal Ventures é decisiva para impulsionar os vários projetos de investigação e desenvolvimento que a Cell4Food está a lançar”, afirma Vitor Verdelho, cofundador da start-up.

A empresa recebeu, no final do ano passado, o Prémio Inovação da Expo Fish Portugal com o projeto ‘Aquacultura Celular, para a produção de espécies marinhas, utilizando as tecnologias da cultura celular de alimentos’.

Protocolo com Universidade dos Açores

A C4F desenvolve projetos em parceria com unidades de investigação e desenvolvimento, criando sinergias com o objetivo de fomentar a inovação e criação de valor. Para isso, assinou recentemente um protocolo de colaboração com o Centro de Biotecnologia dos Açores (CBA) da Universidade dos Açores (UAc).

José Espírito Santo, cofundador da Cell4Food, considera que os Açores, no centro do atlântico, são a região ideal para desenvolver a aquacultura celular.

"De facto, entendemos que os Açores nos permitem ter acesso e proximidade à maior fonte de espécimes de alta qualidade de peixes e outros organismos marinhos. Tivemos conhecimento do Centro de Biotecnologia dos Açores (CBA) e percebemos que fazia todo o sentido desenvolver uma parceria", disse, após a assinatura do protocolo com a reitora da UAc, Susana Mira Leal.

O processo de cultura celular de alimentos

Há algumas analogias entre a agricultura convencional e a produção de carne ou peixe cultivado, por isso, é usado o termo “Agricultura Celular”.

Colheita das melhores células – as células são recolhidas de animais saudáveis quer através de pequenas amostras de tecido (biópsia), quer através da colheita de células estaminais, seguindo-se o cultivo da linha celular e o seu armazenamento em banco de células.

Cultivo e multiplicação de células – o crescimento celular é conseguido em meios de cultura, ricos em nutrientes, otimizados para a multiplicação celular.

Bioestrutura e impressão 3D – logo que as células estejam completamente desenvolvidas, são colocadas em suportes biológicos ou impressas em 3D para criar o produto final, tal como um bife ou um filete de peixe.

As principais vantagens deste processo são:

  • Baixa pegada ecológica e sustentabilidade ambiental;
  • Sem crueldade ou sacrifício de animais;
  • Elevada segurança alimentar;
  • Escalável e com custos reduzidos. 

CellAgri Portugal

A Cell4Food promoveu a criação da CellAgri Portugal - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Agricultura Celular, que tem como objetivo desenvolver atividades com caráter educativo, científico e tecnológico ou industrial num contexto social, económico e ambiental no setor da agricultura celular.

Esta associação, pretende, assim, criar redes colaborativas entre os intervenientes deste setor; divulgar novidades e oportunidades aos interessados; apresentar os projetos de investigação fundamental e aplicada focados na área da cultura celular; identificar e caraterizar as atividades empresariais no setor em Portugal.