Ovos polacos associados a quatro surtos de Salmonella em França

Salmonella em ovos polacos

FOTO MARJAN BLAN/ UNSPLASH

João Guilherme Oliveira

Quatro surtos de infeção por Salmonella Enteritidis registados em França entre maio e julho de 2026 foram associados ao consumo de ovos provenientes da Polónia. A informação consta de uma notificação transmitida às autoridades europeias através do Sistema de Alerta Rápido para os Géneros Alimentícios e Feeds (RASFF).

Segundo a autoridade de saúde pública francesa, foram identificados 16 casos de infeção (nove homens e sete mulheres), com idades compreendidas entre 1 e 55 anos. As manifestações clínicas predominaram em episódios de febre e diarreia, tendo quatro dos doentes necessitado de internamento hospitalar.

As investigações epidemiológicas e microbiológicas determinaram que as infeções surgiram na sequência do consumo de alimentos preparados com ovos crus, nomeadamente maionese, mousse de chocolate e tiramisu. As análises laboratoriais efetuadas a amostras recolhidas nos domicílios dos infetados revelaram a presença de duas estirpes de Salmonella idênticas às detetadas nos doentes.

O rastreio da cadeia de distribuição relacionou os quatro surtos a dois centros de embalamento e a três explorações de galinhas poedeiras pertencentes ao mesmo grupo empresarial na Polónia. As autoridades francesas suspenderam a comercialização dos lotes sob suspeita no final de julho.

A empresa polaca envolvida já tinha sido associada a um surto alargado de salmonelose que afetou 18 países europeus entre 2016 e 2020. A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) assinalou que a deteção recorrente da bactéria nas instalações da mesma entidade sugere a presença de contaminação persistente ou a sua reintrodução na cadeia de produção, sublinhando a necessidade de prosseguir as investigações sobre a origem do problema.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.