Pesca do gambão-argentino passa a ser certificada

FOTO: HieuNghiaMini / pixabay

A pesca do gambão (Pleoticus muelleri) na Argentina alcançou a certificação do MSC para a sua componente costeira, um reconhecimento do compromisso da pescaria com a sustentabilidade e a gestão responsável

De acordo com um comunicado do Marine Stewardship Council, a componente costeira da pescaria é composta por embarcações de pequena e média escala que operam ao longo da costa da província de Chubut, na Argentina, uma região conhecida pela sua rica biodiversidade marinha e pelo seu setor pesqueiro. O gambão-argentino é capturado na região sul da Patagónia e transformado em fábricas em terra por um grupo de empresas tradicionais.

Citado no comunicado, Frederico Angeleri, representante do grupo de clientes, orgulha-se de “contribuir para o desenvolvimento económico da região, mantendo os mais elevados padrões ambientais”.

De acordo com o organismo de certificação, “a pescaria foi submetida a uma avaliação rigorosa para cumprir as normas mais reconhecidas do mundo em sustentabilidade ambiental na gestão das pescas: o Padrão do MSC. Os esforços para melhorar a gestão das pescas, reforçar a monitorização e reduzir o impacto ambiental foram fundamentais para alcançar a certificação. Estes avanços não só contribuem para a saúde da população de gambão-argentino a longo prazo, como também para a proteção do ecossistema marinho”.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.