FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Qualidade e Segurança Alimentar em destaque na TecnoAlimentar 21

Na edição n.º 21 da revista TecnoAlimentar, o dossier principal é dedicado à Qualidade e Segurança Alimentar.

Na atualidade, a grande maioria da população procura conhecer o máximo possível sobre os alimentos que ingere. Cada vez mais o cidadão comum se preocupa com questões de produção, composição e qualidade.

Além disso, a indústria agroalimentar tem agora a preocupação de adotar novas práticas para ir de encontro às exigências de quem consome os seus produtos. A qualidade dos produtos é escrutinada e segurança alimentar é uma expressão que se encontra na ordem do dia.

As páginas deste dossier encontram-se repletas do que melhor se faz ao nível da Qualidade e Segurança Alimentar no país e no contexto europeu. Filipa Melo Vasconcelos, Subinspetora-Geral da ASAE, concedeu-nos uma entrevista, onde esclare a evolução da organização. Além disso, apresentamos as novidades que o 1º Simpósio INIAV para a Segurança Alimentar apresenta para o panorama nacional. 

Pode também ler neste dossier vários trabalhos académicos que ajudam a complementar o tema, a saber: um texto de abertura sobre o setor; um artigo sobre o papel das autoridades policiais e administrativas no âmbito da estratégia para a Segurança Alimentar na Europa;  um importante artigo sobre a importância da limpeza e desinfeção para a prevenção de Listeria monocytogenes, um problema que está, infelizmente, na ordem do dia; uma entrevista com o Dr. Nuno Canada, presidente do INIAV; uma descrição da Segurança Alimentar em Portugal e no contexto europeu; Conselhos da empresa MEWA para a indústria alimentar; Soluções de controlo alimentar; Redução de custos no armazenamento de alimentos com garantia de qualidade e uma reflexão sobre futuro da Segurança Alimentar passar pela tecnologia.

Nesta edição conte ainda com os seguintes artigos:

- Valorização do sorelho para a produção de molhos para saladas e de bebidas lácteas fermentadas – Parte II

- Chutney – Aproveitamento de figo “pingo de mel”

- Chips de batata-doce: Um snack saudável e saboroso

- O potencial da Meat Attraction e o saldo positivo da sua 3ª edição

- Projeto PIGS+CARE – Otimização da produção de carcaças pesadas de suíno de modo natural e zeloso sem recurso à castração

- Que sistema de rejeição é o mais adequado para a sua aplicação alimentar?

- Solução frigorífica de um grande talho

- 5ª Edição da Empack and Transport & Logistics encerra com balanço positivo e a preparar novidades para 2020

Para efetuar a assinatura da revista TecnoAlimentar, clique aqui. 

Veja as últimas edições da TecnoAlimentar aqui.