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Revista TecnoAlimentar

A Indústria das Bolachas na Tecnoalimentar 23

Na edição n.º 23 da revista TecnoAlimentar, o dossier principal é dedicado à produção nacional de bolachas, focando-se em compreender a evolução das empresas e os diferentes tipos de bolachas e biscoitos.

Tecnoalimentar 23 Indústria das Bolachas

Em geral, a disponibilidade associada a este tipo de produto torna-o numa das escolhas favoritas dos consumidores, uma vez que se adapta a variadas ocasiões ao longo do dia, podendo ser consumida em qualquer momento e lugar.

As bolachas surgem, assim, como um alimento que está presente na maior parte dos lares portugueses. O produto aparece como a terceira categoria alimentar que mais vende em Portugal, perdendo apenas para os queijos e os iogurtes. As empresas nacionais são relativamente poucas, mas concentram em si um esforço constante para entregar ao consumidor o que este procura. 

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes a 2018, analisados pela PortugalFoods e a GlobalData, o fabrico de bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação correspondeu a 94 986 toneladas em 2017. No ano de 2016, o número tinha-se ficado pelas 83 469 toneladas, o que evidencia um crescimento significativo do setor nos anos mais recentes.

Nas páginas deste dossier poderá encontrar uma caracterização da evolução da indústria e algumas questões relacionadas a rotulagem, processamento e tendências de mercado.

dossier conta com uma breve explicação dos tipos e tecnologias de bolachas e biscoitos; uma entrevista a Diogo Freitas, diretor comercial da OfficeTotal; um estudo de mercado sobre a  aceitabilidade das bolachas funcionais; um artigo sobre a nova lei de origem do ingrediente primário nos rótulos alimentares; as tendências e expectativas no mercado das bolachas; uma reportagem que aborda a adaptação e crescimento das fábricas nacionais de bolachas e as tecnologias inovadoras da Soft Robotics e da Fumitech e Gasin.

Nesta edição, conte ainda com os seguintes artigos:

- Tecnologia de produção do queijo Serpa DOP: tradição, inovação e fatores limitantes – Parte II

- Aqualife cresce em Portugal: Mais e melhor serviço

- Conservantes alimentares e edulcorantes: Segurança, benefícios e ocorrência em alimentos – Parte I

- Preferências do consumidor de azeite em Portugal

- Entrevista com Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods

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