FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novo detergente ecológico feito a partir de óleo alimentar usado

Para provar que uma garrafa de óleo alimentar pode ter muito em comum com um detergente de limpeza doméstica, surgem agora os novos detergentes ECOX – para a loiça, roupa e multiusos –, produzidos a partir de óleo vegetal usado, com vista a reduzir o desperdício e a promover a economia circular.  Pode encontrar este produto à venda na Auchan.

A utilização de óleos alimentares na preparação das refeições é um hábito muito enraizado entre os portugueses. Contudo, o seu uso frequente implica a sua substituição, gerando uma enorme quantidade de resíduos, que acabam por ser desperdiçados. Face a este cenário, os detergentes ECOX são a alternativa ideal para valorizar este recurso, tornando-o mais rentável e garantindo uma limpeza eficiente, entregue através de um design reconhecido a nível mundial.

A fórmula líquida, desenvolvida pela Universidade de Coimbra, reúne componentes como o glicerol e os ácidos gordos, transformando os resíduos num produto útil e amigo do ambiente. A vertente sustentável está, também, presente nas embalagens dos detergentes, que se caracterizam pela sua versatilidade (a mesma embalagem pode servir para diferentes produtos e aplicações) e pelo seu design ecológico, uma vez que foram pensadas e criadas para terem um menor impacto em todas as fases do processo (produção, enchimento e transporte).

Além disso, este packaging, 50% feito a partir de material reciclado, está capacitado para suportar uma volumetria de 850 ml, algo que o torna diferenciador de outras embalagens no mercado.

O novo produto está disponível em todas as lojas Auchan, em auchan.pt e no site da Ecox.