FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Universal Robots atualiza robô UR10e com 25% mais capacidade de carga

 A Universal Robots (UR) está a lançar uma nova versão do robô colaborativo UR10e com uma carga útil acrescida de 12,5 kg (10 kg anteriormente), criando novas possibilidades para aplicações como paletização, atendimento de máquinas e embalamento. O preço do robô permanece inalterado.

universal robots

"A Universal Robots está apostada na melhoria contínua dos seus produtos com base nos inputs que recebemos dos clientes e na nossa capacidade de abordar oportunidades críticas de mercado. Os nossos clientes já implantaram cobots UR numa grande variedade de aplicações de paletização. Ao longo do tempo, identificaram oportunidades de utilização do nosso cobot UR10e na movimentação de itens mais pesados", afirma Kim Povlsen, Presidente da Universal Robots. "Em resposta a esta necessidade, melhorámos o UR10e para suportar cargas úteis maiores, proporcionando aos clientes novas possibilidades de implantação".

O novo UR10e mantém o footprint reduzido, programação intuitiva, repetibilidade absoluta, compromisso com a qualidade, e desempenho de confiança que os clientes da Universal Robots se habituaram a esperar, mas o aumento da capacidade de carga útil significa que os utilizadores podem agora fazer mais:

  • O UR10e pode agora ser utilizado em aplicações de paletização com caixas de cartão até 10kg e uma pinça de 2,5kg.

  • O UR10e é agora mais versátil também para outras tarefas de manipulação de materiais, tais como a carga e descarga de peças mais pesadas no atendimento de máquinas e o embalamento de artigos pesados.

  • A maior capacidade de carga do UR10e retira peso das mãos e costas dos trabalhadores, melhorando a ergonomia e as condições de trabalho. Com o excesso de esforço e os movimentos repetitivos a representarem cerca de 24% e 8% das lesões no local de trabalho, respetivamente, só nos EUA, o novo cobot pode significar um importante alívio para os trabalhadores.

"Os humanos não estão concebidos para levantar cargas pesadas repetidamente, mas os nossos cobots lidam com estas operações com facilidade. Ao assumir as tarefas não ergonómicas, os cobots UR aumentam a produtividade, melhoram a qualidade dos produtos, e ajudam as empresas a repensar a melhor forma de utilizar as capacidades criativas e de resolução de problemas da sua força de trabalho - ao mesmo tempo que mantêm as pessoas em segurança," diz Povlsen.

O feedback dos parceiros da UR tem sido extremamente positivo; na Alemanha, a empresa de pós-impressão e handling de materiais gráficos, MBO Postpress Solutions integrou o UR10e na sua solução de paletização CoBo-Stack. "O aumento da capacidade de carga do UR10e vai tornar o nosso MBO CoBo-Stack muito mais rentável para os nossos clientes ao expandir as possibilidades de aplicação para incluir embalagens maiores e produtos mais pesados, tais como catálogos e brochuras", afirma Sebastian König, Responsável de I&D da MBO Postpress Solutions GmbH.

Além disso, o novo UR10e oferece também compatibilidade plug-and-play com produtos do ecossistema de periféricos de hardware e software UR+ da Universal Robots, assegurando que os utilizadores podem começar rápida e facilmente aplicações colaborativas.

Nicolas Lauzier, Senior Product Manager da Robotiq acrescentou: "A maior carga útil do UR10e faz uma grande diferença nas aplicações de paletização, permitindo aos utilizadores lidar com cargas até 12,5kg de peso, e significa também que o cobot pode ajudar sempre que existe uma única linha para paletizar uma gama variada de produtos com diferentes pesos".

As encomendas do novo UR10e podem agora ser feitas junto dos distribuidores UR a nível mundial, estando o início das entregas previsto para a segunda quinzena de junho.