FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

UNAVE leva a cabo formação sobre financiamento de projetos

A Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro (UNAVE) leva a cabo, de 7 de outubro a 6 de novembro, uma nova formação sobre “Análise de viabilidade económica e financiamento de um projeto”.

Destinada a empresários, executivos, quadros médios e superiores sem formação prévia em economia, a formação realiza-se em horário pós-laboral (19h00 às 22h00), num total de 30 horas presenciais. No final, os formandos deverão ser capazes de "avaliar a oportunidade e a viabilidade económica do investimento associado a uma ideia de negócio e de identificar alternativas de financiamento", explica em comunicado a UNAVE.

A formação será ministrada pelo engenheiro António Lepierre Tinoco. licenciado em Engenharia Química, mestre em Avaliação e Gestão Imobiliária e perito-avaliador imobiliário da Comissão de Mercados de Valores Mobiliários, e terá a coordenação científico-pedagógica do professor Joaquim Carlos da Costa Pinho, do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro.  

Os conteúdos programáticos organizam-se da seguinte forma:

 - Matemática financeira elementar:

  • Tomar contacto com os conceitos básicos inerentes ao cálculo financeiro como ferramenta de análise de viabilidade económica.
  • Compreender a dependência temporal do dinheiro, interiorizando as noções de capitalização, de atualização, de valor atualizado líquido (VAL) e de taxa interna de rendibilidade (TIR) de um projeto empreendedor.


 - Viabilidade económica do projeto:

  • Compreender e aplicar os principais critérios econométricos de avaliação da viabilidade de um projeto (Critério VAL – Valor Atualizado Líquido; Critério TIR – Taxa Interna de Rendibilidade; Critério Tempo de Recuperação do Capital).
  •  Interiorizar a relação entre risco e rendibilidade de um investimento compreendendo a necessidade de, previamente a uma tomada de decisão, serem realizadas análises de sensibilidade desse investimento a variações nas principais premissas do projeto-base.


 - Financiamento do projeto:

  • Sensibilizar para a relação entre financiamento externo e grau de risco de um investimento, estudando algumas das alternativas de financiamento, para um determinado projeto.
  • Entender o conceito de alavancagem financeira (finance leverage) pelo impacto de um financiamento por capital alheio na rendibilidade do capital próprio de um projeto de investimento.