FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Transmissão de potência e dados instalada e ligada em menos de 60 minutos

O revolucionário sistema autoglide 5 da igus não precisa de uma guia.

igus

Guiar energia com segurança em movimento e a preço low-cost: este era o objetivo subjacente ao desenvolvimento da autoglide 5 da igus. O novo sistema de calhas articuladas foi concebido especificamente para a utilização horizontal na logística e em sistemas de pórticos grua. A característica especial: este sistema de calha articulada é instalado rapidamente, uma vez que não requer uma guia. Em vez disso, a calha articulada é orientada por uma ranhura num cabo de aço esticado.

Muitos utilizadores recorrem a barras condutoras para a transmissão de potência e dados em espaços pequenos com movimentos rápidos, por exemplo, nos sistemas de armazenamento e transferência. As suas maiores desvantagens são a sua manutenção dispendiosa, o facto de só poderem ser utilizadas para a transmissão de potência como standard e de terem de ser limpas regularmente para evitar falhas no contacto.

«A igus desenvolveu agora o autoglide 5 para poder transportar com segurança cabos na horizontal a velocidades até 4 m/s e em cursos até 80 metros, mesmo sem guia. "O autoglide 5 pode ser facilmente instalado no pavimento sobre um cabo ou um perfil. É sobretudo atrativo pelo seu baixo preço, 88% menos tempo de instalação comparativamente com os sistemas com guia e pelo seu funcionamento isento de manutenção», explica Christian Strauch, Gestor Industrial do setor de logística na igus. «Assim, o novo sistema de calhas articuladas proporciona uma alternativa real às barras condutoras».

Transportar potência e dados com segurança, mesmo sem uma guia

Para instalar a autoglide 5, é necessário apenas um cabo de aço fornecido, que se deve esticar no pavimento, por exemplo, no corredor de um armazém automático. Em alternativa, também é possível o guiamento através de um cabo plástico ou um perfil. Estas calhas articuladas podem deslocar-se com fiabilidade no cabo, porque os projetistas da igus conceberam um conceito de guiamento especial.

A parte inferior dos elos da calha articulada tem um elemento de guiamento no centro, para que a calha articulada possa assentar com segurança no cabo. Para assegurar um rolamento preciso e resistente ao desgaste da parte superior da calha sobre a parte inferior, os engenheiros recorreram aos elementos autoglide da igus.

Este sistema consiste em travessas injetadas com ranhuras, em forma de pente, que impedem que a calha articulada se desloque para fora. Isto permite ao utilizador dispensar completamente uma guia.

Elevada duração de vida, isenção de manutenção e limpeza fácil

As barras condutoras, ou os contactos de pantógrafo, são muito susceptíveis ao desgaste e necessitam de ser substituídos em apenas um a dois anos. Com a autoglide 5, a igus desenvolveu um sistema de calhas articuladas com elevada duração de vida e isento de manutenção, composto por polímeros de elevada performance. A igus está atualmente a testar a elevada duração de vida da nova calha articulada no seu laboratório de testes, com 3800 metros quadrados.

No laboratório, a autoglide 5 já convenceu com o seu funcionamento silencioso. A uma velocidade de 2 metros por segundo, o valor medido foi de 63 dB(A). Outra vantagem: «Como a autoglide 5 não possui contactos abertos, ao contrário das barras condutoras, os corredores dos armazéns são fáceis de limpar», afirma Christian Strauch com entusiasmo.

A igus fornece este sistema de calha articulada totalmente confecionado como um sistema readychain, já com cabos chainflex extra flexíveis.