FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tetra Pak investiga as possíveis aplicações do grafeno na indústria da alimentacão e das bebidas

A Tetra Pak uniu-se ao projeto europeu Graphene Flagship para a investigação do grafeno na indústria da alimentação e bebidas, como único representante do setor das embalagens.

Esta iniciativa da Comissão Europeia envolve académicos e outros profissionais da indústria, tendo como objetivo analisar as possíveis aplicações do grafeno, por se tratar do material mais fino, leve e resistente que se conhece até à data.

De momento, a empresa encontra-se a avaliar o potencial de aplicação do grafeno num conjunto de inovações para a indústria alimentar e de bebidas.

Estas aplicações incluem inovação nos materiais utilizados nas embalagens, embalagens inteligentes e equipamentos de nova geração.

Criada no ano de 2013, a Graphene Flagship é um dos primeiros projetos desenvolvidos pela Comissão Europeia para o Futuro e Tecnologia Emergente (FET), cuja missão é abordar os grandes desafios científicos e tecnológicos do nosso tempo, unindo para isso esforços multidisciplinares de investigação e desenvolvimento.

Para isto, a Graphene Flagship propõe-se a reunir investigadores académicos e industriais, capazes de retirar o grafeno do âmbito puramente académico e dispostos a procurar aplicações reais na sociedade nos próximos 10 anos, gerando crescimento económico, novos empregos e oportunidades.

Recentemente, a Tetra Pak tem vindo a apostar no futuro nos mais diversos setores.