FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Spray português para substituir plástico nos alimentos premiado

O SpraySafe, baseado em ingredientes naturais, sustentáveis e comestíveis, é um dos três vencedores do ano do Concurso Europeu de Inovação Social, que se realiza em Bruxelas.

A criação portuguesa tem como objetivo substituir o plástico na conservação dos alimentos e reduzir as embalagens. Tendo sido uma das premiadas, a inovação recebeu um investimento no valor dos 50 mil euros.

Segundo o Diário de Notícias, esta edição dos prémios de Inovação Social focou-se em produtos que fossem essenciais ao combate ao uso do plástico. Os outros premiados foram empreendedores da República Checa, que criaram um sistema de distribuição e comercialização circular de produtos alimentares e não-alimentares com embalagens reutilizáveis, e investigadores espanhois, devido à criação de uma startup de biotecnologia que transforma resíduos orgânicos em plásticos biodegradáveis através da ação de bactérias.

Distinguido este ano foi ainda um programa de aprendizagem criado por austríacos para prestar auxílio a jovens migrantes altamente qualificados na sua integração no mercado de trabalho local, ao qual foi atribuído do Prémio de Impacto.