FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

SilicoLife conclui ronda Série A de até 9,8M€ para acelerar a produção biológica de ingredientes

No passado dia 7 de dezembro, a SilicoLife concluiu a primeira de duas rondas Série A no montante de 4,9 milhões de euros integralmente coberta por fundos geridos pela sociedade de capital de risco BlueCrow.

De acordo com um programa de objetivos aprovado para os próximos 24 meses, a BlueCrow está comprometida em assegurar a segunda ronda de investimento no mesmo montante na SilicoLife. As duas rondas de investimento pretendem apoiar o desenvolvimento e evolução do modelo de negócio da empresa durante os próximos 3 a 5 anos.

A SilicoLife combina Inteligência Artificial (IA) e Biologia para a produção sustentável de variados ingredientes, utilizando fermentação de precisão aliada à engenharia de microrganismos. Com um forte historial na criação de soluções biológicas otimizadas com empresas líderes em diferentes setores, a SilicoLife focar-se-á na criação da sua própria linha de tecnologias de produção de ingredientes para a indústria dos suplementos alimentares.

A biotecnologia, em particular com os desenvolvimentos das últimas décadas, oferece ferramentas que permitem inovações com múltiplas aplicações. A partir dela é possível desenvolver produtos e soluções em áreas como medicina, agricultura, pecuária, alimentação, bioenergia, indústria química, entre outras, permitindo não só a produção de compostos até então apenas disponíveis pela extração de fontes não sustentáveis, como a substituição de processos químicos altamente poluentes – mas essenciais para a sociedade moderna – por alternativas sustentáveis e escaláveis.

Sucintamente, a abordagem da SilicoLife é, de forma racional e numa base de forte conhecimento, desenhar microrganismos industriais para produzirem de forma rentável e sustentável os ingredientes e suplementos que fazem parte do nosso dia a dia. Estes microrganismos otimizados são utilizados em processos de fermentação, da mesma forma que se produz cerveja ou insulina 100% humana (produzida por microrganismos em bioreatores).

Simão Soares, CEO da SilicoLife, acrescenta: “A fermentação é a tecnologia de fabrico do futuro. Estamos a aproveitar o nosso conhecimento em tecnologia e experiência no desenvolvimento de novos processos biológicos para fazer face às necessidades não satisfeitas numa indústria em forte crescimento - a indústria dos suplementos. A colaboração entre a SilicoLife e a BlueCrow combina a nossa reconhecida competência em I&D com a capacidade financeira dos fundos geridos pela BlueCrow, para dimensionar uma empresa baseada no conhecimento”.

A BlueCrow acrescenta: “Há algum tempo que acompanhamos o modelo de negócio da SilicoLife e entendemos estarem reunidas as condições para a equipa consolidar a experiência e conhecimento adquirido ao longo de vários anos e enfrentarem os próximos desafios, desenhando e criando soluções de enorme impacto”.

Para fazer face a esta nova etapa, a SilicoLife irá brevemente anunciar oportunidades de emprego nas áreas de engenharia de software, biologia molecular e engenharia de estirpes e desenvolvimento de negócio, entre outras.