FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Revolução 4.0 no setor agroalimentar: Cinco desafios do setor

Mesmo antes da Covid-19, surgia em fevereiro deste ano, o estudo Agrifood: New risks looming ahead, que apontava os cinco principais desafios do setor.

1. As mudanças nos hábitos alimentares

Os consumidores procuram, cada vez mais, alimentos saudáveis e que ao mesmo tempo a sua produção seja o menos agressiva ao meio ambiente. Este novo paradigma de consumo os produtores a aumentarem o seu mix de produtos.

2. A sustentabilidade ambiental, procurando reduzir a pegada de carbono da produção de alimentos

A produção de alimentos é responsável por um quarto das emissões mundiais de gases de efeito estufa. O esforço dos produtores para reduzir estas emissões está na cadeia de produção dos alimentos, onde as emissões de CO2 (gás responsável por cerca de 60% do efeito-estufa) são mais altas.

3. A diversificação das cadeias de abastecimento, provocada por intervenções nas políticas comerciais de cada País

Segundo o mesmo estudo, as empresas agroalimentares têm de gerir um número cada vez maior de intervenções de cariz comercial (desde importações a incentivos ou restrições à exportação), gerando, por vezes, um aumento dos custos operacionais.

4. O aumento dos salários

De acordo com o painel de empresas inquirido no estudo, o peso médio dos custos da mão-de-obra representa 11% de todos os custos operacionais do setor agroalimentar. Isso representa um desafio para os fabricantes de alimentos.

5. A incapacidade das empresas fixarem os preços

Uma das dificuldades dos fabricantes de alimentos é, por vezes, o aumento nos custos das matérias-primas que não é refletido no mercado. O caso abordado neste estudo é o surto de peste suína na China, que reduziu o rebanho em mais de um terço em relação ao ano anterior. De forma mais ampla, o surto asiático teve um efeito de arrastamento para os preços dos produtos em todo o mundo.

Felizmente, vivemos em simultâneo a era da Agricultura 4.0, que representa uma oportunidade única para os empresários agrícolas aproveitarem as novas tecnologias para darem uma resposta eficiente aos novos desafios.

FONTE: Jornal Económico