FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Refeições prontas e Delicatessen: o CSB-System ao serviço da gastronomia

Os tempos mudaram e no mesmo sentido vão os nossos hábitos alimentares. O tempo que dedicamos a cozinhar é cada vez menos, mas, ao mesmo tempo, ninguém quer abdicar de uma dieta variada e saudável.

Com esta introdução penso que fica claro o porquê da procura por este tipo de produtos estar em constante crescimento. No entanto, neste setor a concorrência é feroz: os produtores de refeições prontas e congeladas devem utilizar os melhores ingredientes, gerir de forma eficiente os custos de uma extensa lista de matérias-primas com vários níveis de processamento, oferecer um produto final com o máximo de qualidade, encontrar novos canais de venda e cumprir constantemente os rígidos requisitos do mercado e legais. Há diversos desafios pela frente, mas a digitalização pode simplificar os processos mais complexos.

A solução do CSB-System – completo, modular e integrado – é a solução ideal para o setor das refeições prontas e delicatessen porque cobre todos os requisitos da indústria desde o produtor ao consumidor e desde o escritório ao chão de fábrica. Frescura dos alimentos, segurança alimentar, rastreabilidade rápida e completa, velocidade e eficiência na logística, otimização de custos e recursos deixam de ser um problema.

O CORAÇÃO DO SISTEMA

Os módulos de compras, armazém, produção, vendas são o coração do sistema da CSB porque representam as pedras basilares da gestão de uma produtora de alimentos. Todas as áreas da empresa estão interligadas, toda a informação está disponível em todas as áreas. Este pequeno detalhe faz com que haja uma base de dados uniforme para todos os departamentos, o que por si só, melhora a transparência, o fluxo de informação e, claro, a comunicação. Graças à estrutura modular do CSB-System, a empresa é livre para implementar as funções que trazem mais valor acrescentado aos processos, de forma completamente flexível e em passos por si definidos. Também para empresas com diversas unidades de produção, esta estrutura permite uma aproximação virtual quase plena.

GESTÃO DE ETIQUETAS PERSONALIZÁVEL

Com respeito a exigências típicas do mercado para estes produtores, há a questão dos rótulos/etiquetas – as empresas têm de ser capazes de gerir diversas etiquetas em função dos clientes, principalmente das grandes infraestruturas. Com o CSB-System está bem servido no que toda a rotinas próprias para esta gestão:

• Gestão dos layouts personalizável (diretamente no sistema) de todos os documentos incluindo etiquetas internas ou externas, rótulos, listas de embalagem, etiquetas de pallet, fichas técnicas de produtos, documentos publicitários, documentos de transporte e fiscais, entre outros;

• Conexão com etiquetadoras automáticas (weight price labelers);

• Gestão de códigos de barras e SSCCs;

• Tracking e Tracing dos produtos através da informação de lote;

• Conexão via CIM (computer-integrated manufacturing) com balanças, scanners, armazéns automáticos, palletizadoras, empilhadoras, PDAs, e muito mais.

FÁCIL DE USAR

Para promover a utilização do sistema de gestão, através do M-ERP da CSB- -System é possível customizar a interface gráfica do utilizador para simplificar a introdução e consulta de informação no sistema especialmente para os operadores de chão de fábrica. O CSB-Rack – um computador industrial específico para a indústria alimentar – representa uma ajuda adicional. Também o M-ERP simplifica a utilização de PDAs que é uma ferramenta indispensável para a gestão de armazém que movimenta toneladas de produtos e para o processo de picking para expedição. Além disso, é utilizado para a receção de matérias- -primas, movimentos de armazém internos e externos, em geral para toda a gestão de armazém.

GESTÃO DE VENDAS

Tendo em conta que este mercado requer alguma flexibilidade, mesmo para o departamento comercial, o CSB-System permite não apenas gerir condições comerciais específicas para cada cliente (lista de preços, descontos, promoções, bónus, entre outros) mas também para os comerciais que simplesmente através de uma conexão à internet, podem remotamente conectar com a sua empresa e ter informação sobre os produtos e clientes sempre atualizada, e consequentemente evitar erros, inconsistências e duplas entradas. Até a transferência de dados via EDI, largamente utilizada pela grande distribuição, reduz bastante os custos administrativos porque o CSB-System é capaz de receber ordens de venda dos clientes e enviar ordens de compra para os fornecedores e outros tipos de documentos, através de canais públicos ou privados. O CSB-System é um sistema multilingue o que significa que todos os documentos associados com um cliente estrangeiro, i.e., guias de remessa, faturas, listas de produto, etiquetas, entre ouros, são automaticamente impressas na língua desejada.

CSB KEY PERFORMANCE MONITOR

É possível aumentar a produtividade e conter custos com os mesmo recursos. Os famosos KPI’s (Key Performance Indicators) comunicam se há desvios face ao esperado. Graças à captura e à comparação de dados da empresa, certos índices fornecidos pelo CSB-System permitem os gestores dos diversos departamentos reagir sem perder tempo em situações críticas, evitando, ou pelo menos minimizando, paragens na produção. CSB- -KPM é uma ferramenta para avaliar todos os processos e daí adapta-se aos requisitos específicos da empresa.

MENU DE PLANEAMENTO

Para as produtoras de refeições prontas que integram a preparação das refeições para o collective catering (escolas, empresas, cantinas de hospitais, catering em geral) o Menu de Planeamento, que também está integrado no sistema de gestão, é muito útil. Este módulo permite criar e gerir vários menus, evitando entradas duplas e otimizando a utilização dos recursos necessários, ou seja, matérias-primas, pessoal, tecnologia e equipamento.

GESTÃO DE QUALIDADE DESDE O INÍCIO

O CSB-System fornece um Manual de Controlo de Qualidade automatizado sobre os processos, que também suporta as várias certificações. Os testes de qualidade são ilimitados e podem ser realizadas de forma personalizada. A presença de uma base de dados uniforme traz vantagens consideráveis, tais como a redução dos tempos de entrada do tipo de teste a efetuar, a gestão rápida das “não conformidades”, a visualização rápida e racional dos dados através de relatórios e estatísticas, a racionalização dos dados através de relatórios e estatísticas, e a eliminação do papel. Outros módulos tais como Contabilidade, CRM, arquivo eletrónico de documentos, e gestão da pegada carbónica, fazem do CSB-System, um software completo capaz de gerir uma produtora de alimentos a 360 graus, tendo uma solução pré-configurada especificamente para empresas de refeições prontas e delicatessen, os tempos de implementação são rápidos e a racionalização de todo o processo de produção está assegurada.

CSB-System SE

An Fürthenrode 9-15

52511 Geilenkirchen

Alemanha

pedro.alvares@csb.com
T: 00351 925 259 833 | M: 00351 925 259 833