FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Raios x Ishida oferece certeza de segurança e qualidade à Centralrest

A versatilidade do sistema de inspeção por raios x IX-EN-4093-S da Ishida permitiu que a Centralrest, um produtor de alimentos de conveniência português melhorasse ainda mais os seus rigorosos padrões de segurança e qualidade alimentar.

A Centralrest, Lda, parte da Irmãos Monteiro, SA, um dos principais processadores de carne em Portugal, é especializada na produção de uma grande variedade de refeições refrigeradas e congeladas, massas e molhos através da marca Prato do Dia.

A empresa instalou originalmente o sistema de inspeção por raios x Ishida IX-EN para inspecionar possíveis contaminantes metálicos em produtos embalados em bandejas de alumínio, pois estes não podiam ser detectados usando um detector de metais tradicional. No entanto, a capacidade do equipamento de raios x de detectar uma variedade de outros corpos estranhos, incluindo vidro e plástico denso, significa que o equipamento agora também será usado para inspecionar produtos embalados noutros materiais.

Outro benefício notável do IX-EN é a sua sensibilidade muito maior em comparação com o detector de metais que substituiu, como explicou Vítor Melo da Centralrest:

“Com o raios x Ishida é possível detectar fragmentos de dimensões muito menores em comparação com o detector de metais, e isso permite nos ter maior confiança na segurança dos nossos produtos.”

“A capacidade de detetar corpos estranhos metálicos e não metálicos de dimensões muito reduzidas permitiu-nos praticamente eliminar reclamações desta natureza e, consequentemente, aumentar a confiança do consumidor na qualidade dos nossos produtos”, afirma Vítor Melo.

Os equipamentos de raios x podem ser usados para obter resultados superiores aos sistemas atuais de detectores de metais. A tecnologia de raios x funciona com o princípio de produzir comprimentos de onda de raios x a partir de um tubo gerador que atravessa o produto a ser inspecionado num sensor de linha. O sistema de sensor de linha converte os raios x incidentes em uma imagem em escala de cinza que é posteriormente processada e exibida na tela. Quanto mais escura a área da imagem, maior a densidade e desta forma os corpos estranhos que são mais densos do que o produto podem ser detectados.

Essa capacidade permite que um sistema de raios x veja uma série de corpos estranhos não metálicos, incluindo borracha, pedras, conchas e ossos. Além disso, os sistemas de inspeção por raios x da Ishida são equipados para identificar defeitos de embalagem, produtos em falta ou produtos danificados, garantindo que a apresentação e a qualidade do produto sejam consistentes em toda a produção.

A chave para essa capacidade é a tecnologia exclusiva de algoritmo genético (GA) de autoaprendizagem da Ishida. Isso foca o equipamento de raios x para encontrar contaminantes difíceis de detectar com um alto grau de precisão, mesmo em altas taxas de rendimento, usando análise de dados de imagem em várias execuções de teste. Como é comum na produção de alimentos que problemas semelhantes de contaminação se repitam, o registo de dados ajuda a construir um protocolo de calibração mais preciso a cada teste. Isso permite que defeitos permanentes ou recorrentes sejam facilmente identificados durante o processo de inspeção.

A excelente sensibilidade do raios x Ishida significa que ele é capaz de detectar impurezas de até 0,3 mm de tamanho, enquanto o local de contaminação também pode ser identificado com precisão.

Na Centralrest, o IX-EN está em operação por cerca de seis horas por dia. A empresa relata que tem um desempenho muito confiável e que o sistema é extremamente intuitivo e fácil de operar, com trocas rápidas entre produtos.

“O IX-EN é um bom exemplo de como a Ishida oferece equipamentos confiáveis, adaptados às necessidades e exigências das diferentes indústrias”, comentou Vítor Melo.

O IX-EN foi fornecido e instalado pelo agente português da Ishida Diverembal/Divertec.

“Recebemos um excelente atendimento da Diverembal/Divertec, incluindo o treino para operadores e engenheiros”, finalizou Vítor Melo. “Graças ao raio-X Ishida, oferecemos produtos mais seguros em termos de prevenção da presença de qualquer tipo de corpo estranho, e isso ajuda a manter e melhorar nossa reputação.”

Fundada há 40 anos, a Irmãos Monteiro’s é líder no setor de processamento e distribuição de carnes. A missão da empresa é entregar excelência com segurança, oferecendo ao mercado produtos diversificados, frescos e de qualidade.