FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Qualidade alimentar na ilha de São Vicente

Texto: Pedrina Rocha, Vera Ferro Lebres, Nuno Rodrigues

Centro de Investigação de Montanha (CIMO), Instituto Politécnico de Bragança

Os serviços de alimentação em São Vicente estão em constante crescimento, assim, a segurança sanitária alimentar deve ser uma prioridade para estes estabelecimentos, especialmente durante a pandemia de Covid-19. O presente estudo teve como objetivo avaliar os resultados das inspeções higio-sanitárias realizadas na ilha de São Vicente em Cabo Verde.

Os resultados obtidos mostraram que os estabelecimentos alimentares da ilha de São Vicente não estavam familiarizados com as Normas Sanitárias de Prevenção e Transmissão SARS-COV 2. Estas ações de fiscalização podem ter tido um papel importante na sensibilização para melhorar prática de segurança alimentar de forma a minimizar o surto de Covid-19 na ilha.

Nas últimas duas décadas, os estilos de vida das famílias têm-se alterado consideravelmente tornando-se cada vez mais intensivo levando a uma diminuição do tempo disponível para a preparação de refeições em casa. Assim, o consumo de alimentos em estabelecimentos alimentares tem sido uma das opções das famílias contribuindo para que serviços de alimentação, como restaurantes, pastelarias, pizzarias, roulottes entre outros, se tenham tornado uma indústria muito dinâmica e em constante crescimento (Bulhões et al., 2021). 

Continue a ler este artigo na edição 31 da Revista Tecnoalimentar.