FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

IPVC acolhe workshop “Biotecnologia Agroambiental: Desafios e Oportunidades

A Comissão de Curso do Mestrado em Biotecnologia Agroambiental do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) encontra-se a organizar, para o próximo dia 8 de junho de 2015, o Workshop “Biotecnologia Agroambiental: desafios e oportunidades”, de acordo com o programa em anexo. Com este evento pretende-se dar a conhecer aos alunos de licenciatura, ex-alunos e restantes membros da academia e do tecido empresarial algumas das áreas de aplicação da biotecnologia, com destaque para a biotecnologia agrícola, alimentar e ambiental, assim como alguns dos desafios e oportunidades da Biotecnologia Agroambiental no Horizonte 2020. Este workshop visa ainda a participação dos docentes, investigadores e técnicos do IPVC, profissionais e entidades destes setores, com o objetivo de promover o inter-conhecimento, o debate e a formulação de iniciativas conjuntas entre estes interlocutores.

Durante este evento, proceder-se-á à assinatura de protocolos de colaboração entre a ESA-IPVC e entidades de referência nas áreas de conhecimento e atividade abrangidas por este Mestrado. Com isto pretende-se promover o contacto dos futuros alunos com realidades do sector biotecnológico, agroalimentar e ambiental, a nível regional, nacional e internacional, e a integração em atividades de investigação e inovação em estreita cooperação com o tecido empresarial.

A inscrição é gratuita e deverá ser confirmada até dia 6 de junho para o endereço de e-mail: jornadasbiotec@esa,ipvc.pt

Biotecnologia Agroambiental: desafios e oportunidades

8 de junho de 2015

Auditório Prof. Eugénio Castro Caldas

Escola Superior Agrária

Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC)

Refóios do Lima, 4990-706 Ponte de Lima

Enquadramento e objetivos

Um dos pilares em que assenta a Estratégia para a Europa 2020 é o reforço da liderança industrial em inovação, estando previsto, neste quadro, um investimento em tecnologias-chave e um melhor acesso ao capital como forma de apoiar as PME. Neste contexto, a biotecnologia assume-se como uma tecnologia facilitadora essencial, promotora de processos e materiais inovadores e sustentáveis, em setores e atividades como a agricultura, alimentação, ambiente e saúde. A biotecnologia poderá dar um contributo importante para o desenvolvimento do setor agroambiental, nas áreas da produção vegetal e animal, no processamento e melhoria dos produtos agroalimentares, na implementação de processos que visem a obtenção de valor acrescentado a partir de subprodutos e resíduos e na procura de novas formas de valorização de matérias-primas tradicionais.

Como resposta a este desafio, o Curso de Mestrado em Biotecnologia Agroambiental da ESA-IPVC pretende dar resposta à necessidade crescente de acompanhar os avanços científicos e tecnológicos neste domínio e de formar técnicos de nível superior com competências para promover processos de produção sustentáveis, baseados em aplicações biotecnológicas que visem, direta ou indiretamente, a otimização dos processos, a utilização responsável dos recursos naturais, a valorização económica dos recursos endógenos e a valorização e tratamento de resíduos e efluentes, como forma de assegurar a qualificação ambiental e de contribuir para o desejável desenvolvimento inteligente das organizações e dos territórios.

Este workshop, promovido pela Comissão de Curso do Mestrado em Biotecnologia Agroambiental, pretende dar a conhecer aos alunos de licenciatura, ex-alunos e restantes membros da Academia alguns dos desafios e oportunidades da Biotecnologia Agroambiental no Horizonte 2020. Este evento visa ainda a participação dos docentes, investigadores e técnicos do IPVC, profissionais e entidades destes setores, com o objetivo de promover o inter-conhecimento, o debate e a formulação de iniciativas conjuntas entre estes interlocutores.