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Revista TecnoAlimentar

Projeto SmartLabels cria rótulos inteligentes no setor vitivinícola

O projeto SmartLabels avança para a integração de rótulos inteligentes no setor vitivinícola. É uma iniciativa intercluster e transregional, promovida no âmbito do programa de apoio a Grupos Empresariais Inovadores do Cluster Alimentar da Galiza e do PackagingCluster.

SMARTLABELS

O projeto SmartLabels explorou a viabilidade do uso de novas tecnologias de impressão em rótulos autoadesivos para garrafas de vinho. Tecnologias como antenas NFC e códigos bidimensionais invisíveis unívocos. Desta forma, pode ser feita uma monitorização real do produto ao longo de todo o processo de produção e distribuição. Além disso, evita falsificações ou a facilidade de interação do consumidor com a embalagem e a marca.

Promovido no âmbito do programa de apoio a Grupos Empresariais Inovadores em 2020, o SmartLabels foi coordenado por dois clusters espanhois, o Cluster de Embalagens da Catalunha e o Cluster de Alimentos da Galiza. Ambas as entidades ligaram as necessidades de digitalização das Aodegas Paco & Lola e Matarromera. Sempre com o conhecimento do centro de tecnologia Eurecat e os recursos da fabricante de etiquetas e luvas IPE Industria Gráfica. Tudo isto para obter rótulos inteligentes para o setor vinícola, mas facilmente replicáveis ​​para outros setores.

Apresentação do projeto

Depois de um ano de trabalho, os resultados do projeto foram apresentados ao ecossistema de inovação espanhol num dia virtual que começou com uma exposição das tendências em Embalagem Inteligente para 2021 por Xavier Lesauvage, Sócio-Diretor e Líder de Estratégia de Marketing da consultoria Connociam.

Por sua vez, Noelia Dosil, Gestora de Projetos de Inovação do Cluster Alimentar da Galiza, defendeu a contribuição do projeto SmartLabels para o conhecimento global da indústria com uma inovação tecnológica que permite replicar o sistema de etiquetas inteligentes para outros produtos e setores .

Foi também partilhada durante a sessão, em conjunto com Juan Estanislao López, Gerente do Grupo de Investigação em Engenharia Inteligente da Eurecat, a operação do sistema de comunicação NFC - Nearfieldcommunication - em benefício do setor vitivinícola, para que, através da tecnologia sem contacto, se crie um vínculo com o consumidor enquanto se partilha informação de interesse sobre a marca e o produto.

Por outro lado, Cleiver Salazar, Gerente Técnico da IPE Industria Gráfica, definiu perante os presentes o processo de aplicação de tinta invisível com código bidimensional único nos rótulos a serem desenvolvidos, como especialistas na área.

Daniel Durán, Técnico de Viticultura e Inovação da Sociedad Cooperativa Vitivinícola Arousana, Paco & Lola, e Raquel González, Departamento Técnico de P & D & I de Aodegas Familiares Matarromera, concluíram com uma amostra de como os protótipos foram implementados nas suas cadeias de produção.

A colaboração entre diferentes comunidades autónomas e diferentes indústrias tem permitido à iniciativa SmartLabels atingir um elevado potencial, introduzindo um conceito aplicável noutras áreas e gerando conhecimentos de grande valor acrescentado em linha com a Estratégia Nacional para a Indústria Conectada 4.0.

Fonte: Profesionalagro.com