FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Plataforma digital rastreia pescado desde a primeira milha até ao prato

Empresa nacional BitCliq apresenta plataforma "Big Eye Smart Fishing" na World Tuna Conference, que decorre esta semana, em Vigo, Espanha.

pescado

"Big Eye Smart Fishing". Este é o nome da plataforma digital desenvolvida pela empresa portuguesa BitCliq, sediada nas Caldas da Rainha, e que está já a revolucionar a indústria da pesca sustentável à escala global.

O inovador software – que permite a gestão de frotas pesqueiras em tempo real, fornecendo uma visão 360º das operações realizadas no mar e em terra – será apresentado entre ontem e hoje, na cidade de Vigo, em Espanha, no âmbito da edição 2017 da Conferência Mundial do Atum.

Numa altura em os consumidores manifestam uma crescente preocupação relativa ao consumo sustentável de pescado e à certificação da origem dos produtos marítimos, este sistema de gestão operacional fornece, através da rastreabilidade digital, total controlo sobre o nível de transparência dos fornecedores de peixe, localização e datas da apanha, entre outros detalhes de grande utilidade. Permite, desse modo, que se faça uma escolha responsável.

Assumindo-se como a empresa da indústria 4.0 no mar, a Bitcliq foi das primeiras empresas a entrar no negócio da rastreabilidade digital no setor alimentar. Trata-se de uma área em crescimento e cada vez mais disputado e que se estima que valha, em 2019, cerca de 14 mil milhões de dólares.

A Bitcliq é uma empresa portuguesa de software que aposta no desenvolvimento ágil de soluções e sistemas de informação inteligentes. Sediada na cidade das Caldas da Rainha, nasceu em 2013 pela mão de Pedro Manuel.