Phenix evita o desperdício de mais de 6,7 milhões de refeições só no primeiro semestre de 2022
A Phenix, uma das marcas líderes no combate ao desperdício na Europa, assinala mais de 6,7 milhões de refeições salvas, apenas no primeiro semestre deste ano. A empresa iniciou a sua atividade em Portugal há cerca de cinco anos, com o seu programa de conversão de excedentes de grandes superfícies comerciais em doações a instituições particulares de solidariedade social, que apoia pessoas carenciadas, tendo, mais tarde, alargado a sua atuação através da criação de uma app antidesperdício, já presente em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Viseu e Coimbra.
Desde o início de 2022, através destes dois serviços, a Phenix já salvou mais de 6,7 milhões de refeições, o que corresponde a mais de 3.772 toneladas de alimentos, evitando que mais de 3.867 toneladas de CO2 fossem emitidas para a atmosfera. E, só com o seu programa de conversão de excedentes, a empresa ajudou ainda a doar mais de 12 milhões de euros em refeições.
Frederico Venâncio, Diretor-Geral da Phenix Portugal, faz um balanço muito positivo do primeiro semestre do ano: “Findos os primeiros seis meses de 2022, é hora de olhar para o trabalho que concretizámos e de pensar sobre o que nos espera nos próximos. Estamos extremamente satisfeitos com o impacto que conseguimos gerar, em conjunto com os nossos clientes, parceiros e consumidores. É bom ver que principalmente as empresas portuguesas se têm focado cada vez mais na questão do desperdício e em como evitá-lo. E é aí que podemos continuar a dar o nosso melhor, empenhando-nos em desenvolver e fornecer as ferramentas necessárias para que tudo isto se processe da forma mais célere e eficiente possível, tendo em vista um futuro melhor e mais sustentável”.
Parceiros como a Brisa, o E´Leclerc e a Sonae já contam com a Phenix para otimizar e agilizar os seus processos de gestão de stocks e escoamento de excedentes para instituições recetoras. O balanço extremamente positivo destas operações, em Portugal, coloca a aposta no segmento B2B no topo das prioridades da marca este ano, alargando os serviços e soluções da Phenix a novas empresas e setores de atividade, e reforçando parcerias já existentes. “A vertente business-to-business será o principal foco estratégico no segundo semestre do ano, com o reforço e desenvolvimento de novas parcerias, e a disponibilização de novas ferramentas e soluções tecnológicas para apoiar as empresas na gestão e escoamento sustentável de stocks”, conclui Frederico Venâncio.
Em Portugal Continental, a Phenix está presente em várias cidades com a sua app anti-desperdício, tendo entretanto expandido a sua acessibilidade para Viseu e Coimbra no início deste ano, e em todos os distritos com o seu programa de conversão de excedentes em doações a IPSS.