FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Peniche: centro de excelência inédito para a transformação digital do setor aquícola

Aquatropolis Academy é lançado esta quinta-feira, 30 de março, às 14h00, na ESTM/IPLeiria.

Nasce em Peniche o primeiro centro de excelência para a transformação digital do setor aquícola português, com o desígnio de fazer de Peniche o epicentro da quarta revolução industrial com impactos na aquacultura e economia do mar.

A Aquatropolis Academy é inagurada esta quinta-feira, 30 de março, a partir das 14h00, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPLeiria), contando com a presença de Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, José Apolinário, secretário de Estado das Pescas, e João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria.

O projeto consolida uma parceria inédita entre ensino superior e tecido empresarial, entre a ESTM/IPLeiria e a Compta, e tem por missão formar e capacitar os futuros profissionais do setor aquícola com competências nos domínios técnicos e científicos da Economia Digital.

A inauguração da academia é também o tiro de partida para a primeira conferência nacional que debate o papel da Indústria 4.0 na cadeia de valor do pescado.

A Aquatropolis Academy resulta do consórcio Aquatropolis, projeto em copromoção cofinanciado pelo Compete 2020, que assumiu como compromisso colocar os princípios da quarta vaga da Revolução Industrial ao serviço da modernização e competitividade do setor aquícola português, desenvolvendo uma framework tecnológica que otimize processos críticos da produção.

Tomadas pelo impulso da Indústria 4.0, a Compta e a ESTM/IPLeiria decidem lançar a Aquatropolis Academy, com o intuito de cimentar a liderança da cidade de Peniche no que toca à aplicação da Indústria 4.0 com impactos na aquacultura e economia do mar.