FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Otimização da gestão de silos de um processo produtivo de massas alimentícias secas

Texto: Catarina Magalhães¹, Susana Caldas Fonseca¹, ⁴ Alberta Araújo¹, ², ³ *

¹ Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

² CISAS – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

³ CEB – Centro de Engenharia Biológica, Universidade do Minho, Braga

⁴ GreenUPorto – Centro de Investigação de Produção Agroalimentar Sustentável, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

*alberta@estg.ipvc.pt

O objetivo deste trabalho foi a otimização da gestão de 60 silos no processo produtivo de massas secas numa indústria produtora de massas, tendo em conta o número de silos disponíveis e as linhas de embalamento, onde a etapa de ensilagem antecede todo o processo de embalamento. Esta unidade industrial dispõe de 60 silos, todos com a mesma dimensão para armazenamento da massa, distribuídos em 4 baterias ou filas, cada uma delas com 15 silos.

A produção de massas bicolores, tricolores ou quadricolores requer especial atenção, uma vez que a fábrica dispõe de 60 silos de massas cortadas e a produção destas massas implica silos ocupados, que só poderão começar a esvaziar quando estiverem todas as cores em silo.

É importante definir os lotes mínimos de produção de massas com mais do que uma cor, para que se possa otimizar as produções e reduzir os desperdícios. Foi elaborada uma matriz de decisão para a etapa de ensilagem, onde foi possível definir um trajeto otimizado dos produtos, reduzindo os desperdícios.

Continue a ler este artigo na edição 31 da Revista Tecnoalimentar.