FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novo substituto do açúcar feito com resíduos de alimentos

Através de maçãs e peras velhas, a empresa holandesa Fooditive criou um adoçante sem calorias.

Fooditive

O Fooditive Sweetener, fundado pelo cientista alimentício Moayad Abushokhedim, pretende ser uma alternativa natural a outras opções de adoçantes. A empresa utiliza maçãs e peras de terceira série, que não seriam vendidas em supermercados, de agricultores holandeses locais, juntamente com algumas sobras de frutas, e extrai a frutose natural por meio de um processo de fermentação. No final do processo acaba por surgir um adoçante sem químicos.

Os substitutos atuais do açúcar são considerados um risco ambiental crescente. Adoçantes artificiais, como sucralose e aspartame, não são absorvidos pelos nossos corpos nem são completamente removidos por estações de tratamento de águas residuais, o que significa que esses adoçantes acabam em rios e oceanos, prejudicando potencialmente as plantas aquáticas e a vida animal.

Já o açúcar comum de cana é a causa de problemas de saúde globais e o seu cultivo também está a afetar o meio ambiente, exigindo uma utilização intensiva da água e provocando a erosão e poluição do solo no processamento da cana-de-açúcar.

Já os adoçantes naturais, como o mel, têm as suas próprias complicações. O Stevia, o adoçante natural derivado da planta Stevia rebaudiana, é conhecido por ter um sabor amargo, por isso as empresas de bebidas que o usam frequentemente acabam por o misturar com outros adoçantes artificiais.

FONTE: Freshplaza