FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Nestlé Portugal acelera inovação e estratégia com equipa reforçada

Andreia Vaz integrou a equipa da direção de Comunicação da Nestlé Portugal para assumir a função de Head of CMI, Strategy & Innovation

Nestlé

O âmbito da função que Andreia Vaz assume em Consumer and Market Intelligence, Strategy & Innovation está focado na integração da descoberta de insights do consumidor e na identificação de novas oportunidades de mercado e, consequentemente, na geração de inovação para satisfazer os consumidores e o crescimento do negócio de uma forma integrada e coerente com a estratégia global da empresa, na qual a colaboração com parceiros externos que potenciem a perspectiva Nestlé é uma prioridade.

«A recente crise pandémica vem apenas reforçar a importância da centralidade do consumidor em toda a nossa atividade e a importância de reagirmos rapidamente por forma a antecipar tendências e acelerar os nossos negócios ao serviço do consumidor. Por isso, o conhecimento do consumidor e do shopper, a estratégia e a inovação têm de ser trabalhadas de forma integrada. Resulta daqui a relevância de convergir estas três áreas de especialidade numa só área na Nestlé em Portugal», afirmou Andreia Vaz.

Nesta nova função, Andreia Vaz está já a desenvolver novos projetos na área da investigação de plataformas de insight do consumidor do futuro, a criar programas de inspiração e curiosidade para capacitar e estimular os Colaboradores da Nestlé a identificar novas oportunidades mais rapidamente, bem como a trabalhar em parcerias com a Academia no desenvolvimento de I&D local, na área da Nutrição, da Saúde e do Bem-Estar.

Sob a sua liderança, continuará a ser desenvolvido o programa Nestlé de open innovation – Nestlé Start & Co. - iniciado já em 2017 -, em parceria com a NOVA SBE, para desafiar o talento de startups nacionais e internacionais a co-criarem com a Nestlé. A edição 2020 iniciou-se no mês de julho e prolonga-se até ao final do ano.

Com um Mestrado em Publicidade e Marketing, pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, Andreia Vaz iniciou a sua carreira profissional há 20 anos, tendo desenvolvido um percurso, ao longo do tempo, cada vez mais especializado em Marketing de Inovação e com uma forte experiência internacional, em equipas Regionais e Globais, nos últimos 10 anos, em que esteve em Londres.

Teve funções focadas em Comercialização de Inovação Local, Desenvolvimento de Novos Produtos a nível Regional e Global e de Inovação Estratégica de Futuro em equipas Globais, tendo passado por diversas indústrias como os Media (Media Capital Rádios), as Telecomunicações (Optimus), Food & Beverages (DIAGEO), e Location Based Entertainment (Merlin Entertainments UK). Em todas estas empresas teve como denominador comum “a socialização” assente num forte propósito.

Em 2020, Andreia Vaz regressou a Portugal para abraçar este novo desafio.