FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Nestlé e Nova SBE lançam às startups edição 2020 do seu programa de open innovation

A Nestlé Portugal e a NOVA School of Business and Economics lançam mais uma edição do seu programa de Open Innovation, Start and Co. 2020 à procura de talento nacional de startups para co-criar o futuro da nutrição, saúde e bem-estar, um dos pilares fundamentais do propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável.

Nestlé

Esta é uma das formas de promover a inovação para o desenvolvimento de um portefólio de alimentação saudável, ao longo das várias categorias de produtos que a Nestlé desenvolve.

As candidaturas para o Programa de Inovação e Empreendedorismo START and CO. abriram dia 30 de Julho 2020, através do qual estão a desafiar startups e empreendedores a desenvolver e implementar projetos em áreas que possam fazer a diferença na vida das pessoas, das comunidades e do planeta, uma vez que também no âmbito desta parceria a Nestlé está apoiar o desenvolvimento do tecido empresarial nas comunidades onde está presente, criando e partilhando valor com estas, estando também a direcionar esforços para soluções mais sustentáveis ao longo das suas operações, desde o fornecimento de matérias-primas, passando pela investigação em novas embalagens e pela cadeia de abastecimento ao mercado.

O START and CO. 2020 é a terceira edição de uma iniciativa que resulta de uma parceria entre uma empresa e uma instituição de ensino e tem por objetivo identificar e selecionar startups e novos empreendedores que queiram crescer através da exploração de sinergias e, assim, criar novos caminhos e futuros negócios em parceria com a Nestlé.

Andreia Vaz, Head of Strategy & Innovation da Nestlé Portugal, sublinhou que «esta iniciativa surge porque acreditamos que a perspetiva do mundo exterior, uma perspetiva fresca sobre o futuro do consumidor, adiciona muito valor à forma como podemos abordar o nosso papel na sociedade. Por isso partilhamos os nossos desafios com toda a comunidade empreendedora para que co-criem connosco soluções que suportem os nossos valores de inovação e sustentabilidade, fundamentais para cumprir o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável».

Para Pedro Brito, Associate Dean for Executive Education & Business Transformation, «a parceria com a Nestlé reflete a missão do Nova SBE Co.Innovation Lab. Acreditamos que é possível juntar o melhor de três mundos - a academia, as empresas e as startups - para co-criarem soluções com impacto face a novos desafios. O Start and Co 2020, mantém a ambição de ensinar, capacitar e inspirar os intraempreendedores de equipas transversais da Nestlé a inovar, bem como a praticar ativamente na co-criação das soluções com as startups, de uma forma colaborativa e experimental».

As candidaturas ao START and CO. 2020 devem ser submetidas até 4 de setembro, através do site, com a apresentação de um projeto que responda a um dos desafios lançados: i) Novos canais; ii) Soluções de fornecimento ágeis; iii) Futuro mais saudável; iv) Tecnologia para a conveniência; v) Sustentabilidade; vi) Retalho e teatro de marca; vii) “Wildcards”.

A decorrer até 18 de dezembro de 2020, o programa START and CO. compreende 3 fases (candidaturas, seleção e co-desenvolvimento), durante as quais serão realizadas um conjunto de atividades que visam identificar os cinco melhores projetos.

À semelhança das anteriores edições, as propostas selecionadas terão a oportunidade de desenvolver a sua ideia em ambiente real de mercado, onde poderão contar com um espaço de co-work, mentoria e formação para a conceção e desenvolvimento dos seus projetos.

Das anteriores edições desta parceria entre a Nestlé Portugal e a Nova SBE já resultaram projetos pioneiros com a Allo Smiles, Allmicroalgae, Buggle, InnovaWorks, JIT, Petable, Pet Hub, Progrow, Team8, cujos projetos e negócios continuam em aceleração e a colaborar com a Nestlé a nível de novos modelos de negócio, digitalização de sistemas, academias de aprendizagem online, entre outros, quer a nível ibérico, quer a nível europeu.