FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

MOVIPod: flexibilidade, velocidade e precisão

Texto e Imagem: SEW

O MOVIPod é um sistema mecatrónico de elevado desempenho e precisão que coliga mecânica e eletromecânica, eletricidade e eletrónica, informática, cinemática, robótica e automação.

MOVIPod

Tem por base uma estrutura mecânica rígida constituída por 3 braços lineares (tripé) cuja coordenação dinâmica resulta num harmonioso movimento no espacial tridimensional (XYZ), que garante livre circulação em contínuo num determinado volume de atuação, complementado por um eixo de rotação.

Os braços são acionados por servomotores acoplados directamente a redutores planetários ortogonais de folga angular reduzida, garantindo elevado dinamismo e precisão de posicionamento. No que respeita aos servo-controladores foi utilizado um sistema multi-eixo com regeneração de energia, possibilitando uma gestão energética eficaz, com partilha energética e minimização dos consumos. A monitorização e o controlo são feitos através do Motion Controller MOVI-PLC Power, com programação específica que, além do controlo e gestão, converte coordenadas espaciais em movimentos dos eixos e vice-versa.

A interação com o utilizador está implementada numa versátil consola - tátil policromática com funcionalidades multi-idioma, níveis de acesso, receitas, alarmes, acesso remoto, bases de dados, etc. Este sistema, caraterizado pela extrema flexibilidade, velocidade e precisão, é uma alternativa para uma grande diversidade de aplicações, nomeadamente “pick and place”, paletização, colagem e impressão. A sua utilização é transversal aos vários sectores industriais, mas é na indústria alimentar e na movimentação de cargas leves que se encontra o maior potencial para a sua utilização.

Realce-se ainda a possibilidade de configuração virtual de todos os eixos, possibilitando a programação mesmo com ausência de eixos físicos. Esta funcionalidade é acrescida de simulação 3D, para validação da programação, diagnóstico e deteção de eventuais colisões físicas ou constrangimentos espaciais.

Acerca da SEW-EURODRIVE PORTUGAL

A SEW-EURODRIVE PORTUGAL é uma PME com sede e estabelecimento industrial na Mealhada, dedicada à produção/montagem e assistência técnica completa a toda a gama de equipamentos SEW: moto-redutores, variadores electrónicos de velocidade e redutores industriais.

A empresa desenvolve uma intensa actividade na engenharia mecatrónica e sistemas de automação, combinando novas tecnologias de accionamentos industriais mecânicos e electrónicos. Assegura um serviço de assistência técnica durante 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Acerca da SEW-EURODRIVE

A SEW-EURODRIVE é um líder global no desenvolvimento e produção de equipamentos e soluções de transmissão e controlo do movimento. Está presente em todo o mundo através de uma rede de unidades de montagem e serviço especializado, oferecendo e suportando a mais vasta gama de soluções de accionamento modulares e integradas, a par com um conjunto modular de serviços de manutenção CDS® (Complete Drive Service) e assistência técnica. Conta mais de 14 000 colaboradores, dos quais cerca de 500 dedicados à investigação e desenvolvimento. A presença global da SEW-EURODRIVE proporciona aos construtores e utilizadores de máquinas a garantia de serviço local em todo o mundo.