FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Movimentos de ajuste isentos de lubrificação: Novos patins híbridos para movimentos em guias dispostas lateralmente

Novos patins híbridos da igus com elementos deslizantes em tribopolímero reduzem para metade o coeficiente de atrito na posição lateral.

Patins híbridos igus Portugal

Para mover portas, monitores ou painéis, os utilizadores contam com sistemas lineares onde os patins estão dispostos lateralmente. Para que as guias lineares absorvam melhor as forças laterais, a igus desenvolveu agora um novo sistema linear híbrido. Uma combinação de dois patins híbridos permite movimentos com atrito reduzido utilizando roletes em polímero e elementos deslizantes em tribopolímero.

Utilizado juntamente com uma guia de instalação fácil, adaptada aos novos patins, a igus oferece uma solução completa económica e visualmente atrativa.

Na indústria de embalagens, tecnologia de mobiliário ou mesmo em máquinas-ferramenta: as guias lineares drylin podem ser encontradas em qualquer aplicação que implique movimento. As carruagens lineares deslizam na guia com casquilhos lineares tribologicamente otimizados, garantindo um ajuste preciso e com elevada duração de vida.

Devido ao rolete inserido no interior dos patins híbridos, este faz com que seja possível realizar o movimento com forças de accionamento bastante reduzidas. Especialmente numa instalação lateral, a posição dos roletes é crucial para uma eficiente absorção das forças. Como solução para tais aplicações, a igus desenvolveu agora dois novos patins híbridos, que proporcionam em simultâneo um movimento fluido, com forças de acionamento reduzidas e o máximo apoio.

Os patins WJRM-41-10 dispõem de um alinhamento otimizado dos componentes no seu interior para uma melhor absorção de forças e um deslizamento mais fácil. Os patins híbridos WJRM-31-10 complementam os patins anteriores proporcionado suporte adicional ao movimento no lado oposto da guia. Ao utilizar os dois patins, consegue reduzir para metade o coeficiente de atrito e aumentar a duração de vida da aplicação. Em ambos os patins, existem elementos deslizantes fabricados com o tribopolímero de atrito reduzido iglidur J.

Este material isento de lubrificação e de manutenção caracteriza-se principalmente pelo seu coeficiente de atrito reduzido no funcionamento a seco. Ambos os patins podem ser ajustados de forma a obter a folga desejada. Estes são muito económicos, ao serem produzidos através do processo de fundição de zinco.

Movimentos fluídos com atrito reduzido

Com uma placa adicional, é possível transformar os dois novos patins numa carruagem linear. Para garantir que os patins podem também ser utilizados nas guias lineares adequadas, a igus desenvolveu uma guia linear de baixo perfil para patins híbridos. Esta apresenta uma geometria especial otimizada para os patins híbridos. A guia linear tem um design simples, sem furos visíveis, podendo ser fixada a partir da parte traseira em perfis metálicos.

Desta forma, a nova guia, em combinação com o patim híbrido, é ideal para a instalação lateral, por exemplo, em cozinhas e mobiliário, bem como em máquinas-ferramenta ou na construção de jigs.