FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Minsait cria solução para otimizar tratamento de águas residuais

A Minsait, uma empresa Indra, anunciou uma solução disruptiva que oferece maiores capacidades de eficiência às estações de tratamento de águas residuais, reduzindo os seus custos operacionais e melhorando de forma geral os resultados de processamento.

A empresa criou uma solução baseada na tecnologia Oblysis, que melhora a gestão e tratamento das lamas ativas que compõem as águas residuais, reestruturando-as em lamas granulares, permitindo assim a eliminação de matéria orgânica e outros componentes, como o azoto ou o fósforo. Desta forma, a tecnologia Minsait gera, numa única etapa, as condições anaeróbicas, anóxicas e aeróbicas necessárias para remover os elementos contaminantes da água, sem necessidade de utilizar as diferentes câmaras de tratamento dos processos convencionais.

Isto é possível porque a tecnologia Oblysis otimiza diretamente o funcionamento dos ventiladores no reator biológico das estações de tratamento e purificação de águas residuais, bem como os processos de nitrificação e desnitrificação, o que resulta em benefícios significativos, tais como reduções no consumo energético de até 40% e reduções de até 50%, tanto na produção de lamas, como no consumo de aditivos purificadores. 

"Através desta solução inovadora, a Minsait pretende ser um parceiro estratégico, capaz de oferecer serviços tecnológicos de vanguarda e com valor acrescentado, para responder aos desafios atuais e futuros das empresas operadoras de estações de tratamento de águas residuais", afirma João Januário, responsável pelo mercado de energia da Minsait em Portugal.

Outro dos benefícios mais relevantes da tecnologia Minsait é relativo ao impacto ambiental, uma vez que a sua proposta melhora os parâmetros dos efluentes e permite às estações de tratamento alcançar de forma mais eficiente valores ótimos em medições críticas de poluentes, como a procura química de oxigénio (QDO), procura biológica de oxigénio (DBO), condutividade, sólidos em suspensão (SS) e NH4+, entre outros.

A tecnologia Minsait possibilita uma implementação fácil e rápida - 1 ou 2 dias – pelo que pode ser executada por qualquer estação de tratamento de águas residuais sem afetar o seu funcionamento normal. Além disso, a integração de Oblysis com as soluções da Minsait permite aos operadores terem uma visualização e monitorização global de toda a atividade, bem como menos custos associados à operação, sob um modelo de poupança partilhada.

"Na Minsait, acreditamos que a digitalização é um fator chave para que estas empresas alcancem os resultados esperados, e possam ser mais eficientes nos seus processos com maiores benefícios para o ambiente. Esta visão permitiu-nos integrar a tecnologia Oblysis, e estamos confiantes de que será um instrumento essencial para o futuro operacional das empresas do setor da água, devido à sua capacidade de impulsionar a atividade de forma sustentável, estável e ótima", salientou João Januário.

A Minsait é uma empresa da Indra, líder em transformação digital e Tecnologias da Informação. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento sectorial, que complementa a sua elevada capacidade de integrar o mundo core com o mundo digital, a sua liderança em inovação, transformação digital e flexibilidade. 

Em Portugal desde 1997, a Indra, com escritórios em Lisboa e no Porto, conta com uma equipa de profissionais com elevada especialização para o desenvolvimento e implementação das suas soluções e serviços. A empresa integra alguns dos projetos mais inovadores que são chave para o desenvolvimento económico e tecnológico no país nos sectores de Transporte & Defesa, e nas Tecnologias de Informação (TI) através da sua filial Minsait.