FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

México é o país convidado da Alimentaria FoodTech 2023

A Alimentaria FoodTech, que terá lugar na Gran Via da Fira de Barcelona de 26 a 29 de setembro de 2023, reforçará a sua presença internacional graças ao acordo de colaboração assinado com a amec para promover o salão nos principais mercados do setor, que representam 58,3% das vendas das empresas espanholas.

Entre estes, o México terá um papel preponderante como país convidado do evento, potenciando assim a presença de compradores mexicanos. A décima quarta maior economia do mundo e a maior da América Latina é também o sétimo maior mercado externo para as empresas de tecnologia alimentar e ingredientes da amec alimentec - a associação que reúne a maioria das empresas espanholas inovadoras neste setor - onde as exportações aumentaram 23% em 2022.

Por isso, a Alimentaria Foodtech criará um programa específico para os profissionais mexicanos: mesas redondas temáticas, visitas sectoriais, reuniões B2B, um espaço de destaque para o México e as suas empresas na área de exposição, visitas a indústrias e centros tecnológicos locais, formação técnica, bem como atividades sociais e institucionais.

Para além disso, várias delegações de empresas mexicanas visitarão o evento com o patrocínio de associações empresariais e entidades públicas. E no âmbito do programa de Hosted Buyers do certame, que canaliza convites a 75 compradores internacionais de mais de 20 países, as empresas mexicanas desempenharão um papel muito importante.

Ricardo Márquez, diretor da Alimentaria FoodTech, sublinha que "a colaboração da amec como parceiro estratégico, para além de facilitar oportunidades interessantes com as empresas compradoras mexicanas, contribuirá de forma decisiva para aumentar a internacionalização do salão e consolidá-lo como uma referência na Europa".

Amplo apoio institucional

Numerosas organizações públicas e privadas também colaboram na promoção do México na Alimentaria FoodTech, incluindo o Consulado do México em Barcelona, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Direção Geral de Desenvolvimento Económico Global do Governo mexicano e a Câmara de Alimentação de Jalisco, juntamente com importantes associações de fabricantes e distribuidores de carne, conservas, massas, confeitaria e produtos lácteos, entre outros setores representativos da indústria alimentar e de bebidas mexicana.