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Revista TecnoAlimentar

Meatless Farm lança subsidiária para produção de proteína vegetal

A Meatless Farm – uma das marcas com produtos à base de plantas que mais cresce na Europa e que está presente desde fevereiro no mercado nacional – acaba de lançar a subsidiária Lovingly Made Ingredients (LMI), dedicada em exclusivo à produção de TPP (acrónimo para Textured Plant Protein - “proteína vegetal texturizada”).

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Além de assegurar o abastecimento dos produtos da Meatless Farm, já distribuídos em 24 mercados, a nova unidade de negócio irá produzir, também, TPP customizada para outras marcas, permitindo, assim, que mais empresas entrem para o crescente mercado de produtos de base vegetal.

 Com instalações em Calgary, na província de Alberta, no Canadá, e com perto de 3000 m2, a Lovingly Made Ingredients representa, até ao momento, um investimento de mais de 10 milhões de euros por parte da Meatless Farm. Esta é, aliás, a primeira fábrica de produção de proteína vegetal, de grande escala, a instalar-se no Canadá. A unidade terá capacidade para produzir 6000 toneladas de ingredientes de proteína vegetal, no primeiro ano de funcionamento, perspetivando-se um aumento para as 14 500 toneladas, até 2023. A dimensão das instalações e o investimento realizado em inovação permitem a expansão da Meatless Farm para a produção de proteínas vegetais customizadas para parceiros externos que produzam, não só alternativas à carne, mas, também, produtos de padaria, snacks, cereais, entre outros.

Os diferentes blends de proteína vegetal ali produzidos serão, posteriormente, vendidos a terceiros sob a marca Lovingly Made Ingredients. Este que é um dos maiores investimentos da Meatless Farm até ao momento vem capitalizar todo o conhecimento da marca dentro do mercado de produtos de base vegetal, alternativos à carne, cujo crescimento apresenta um ritmo acelerado. As previsões apontam para que este setor alcance mais de 116 mil milhões de euros, em valor, até 2029.

“A Meatless Farm deu os primeiros passos, há menos de cinco anos, na mesa da minha cozinha. É, por isso, incrível ver-nos a abrir um espaço desta dimensão. Esta é apenas uma prova da importância deste setor, cujo ritmo de crescimento global apresenta inúmeras oportunidades, como a de podermos partilhar a nossa experiência e a nossa inovação com outros parceiros. É aí que entra a Lovingly Made Ingredients. A nossa missão de reduzir o consumo global de carne vai além da nossa marca. Precisamos de fazer mais”, comenta Morten Toft Bech, fundador da empresa.

 

Instalações de ponta em prol da sustentabilidade

A primeira unidade industrial da Lovingly Made Ingredients, no Canadá, obedece a procedimentos de ponta que representam um desafio-chave na produção de proteína vegetal – a redução do uso de água e energia, já que a maioria das produções registam consumos elevados nestes domínios. Esta unidade irá permitir diminuir em 50% os gastos de água e energia, comparativamente à média atual da indústria, através, por exemplo, de processos como o aproveitamento da água da chuva. A unidade tem como objetivo, ainda, fixar-se nas zero emissões de carbono para a atmosfera, em toda a cadeia de abastecimento, já no primeiro ano.

 Esta nova subsidiária representa uma etapa importante para a estratégia de negócios da Meatless Farm, que passa por controlar a produção “desde o prado até ao prato”, a fim de garantir uma cadeia de abastecimento segura e sustentável. A visão da empresa consiste em trabalhar diretamente com grupos de agricultores para obter ervilhas e garantir qualidade, frescura e rastreabilidade total. O significativo investimento na instalação canadense acompanha a rápida expansão da empresa criada em 2016 por Morten Toft Bech com a ambição de ajudar os consumidores a reduzir o consumo de carne e mudar a consciência alimentar global.

 Neste momento, a Meatless Farm é já uma das marcas que apresenta um dos mais rápidos crescimentos no mercado de alimentos alternativos à carne, operando em 24 países. Em janeiro deste ano, a marca registou um dos melhores resultados em vendas a retalho, com uma subida de 78% face ao período homólogo em 2020 (segundo dados da consultora Nielsen), impulsionada pelo crescente interesse na alimentação vegan e ecotarian. Em Portugal, mercado em que a marca acaba de entrar, os consumidores podem encontrar os seus hambúrgueres, nuggets, salsichas, picado e almôndegas, feitos com proteína à base de ervilhas, arroz e outros ingredientes de origem vegetal, à venda na loja online EasyGreen, na Green Beans e no canal de foodserive Recheio MasterChef.

Depois de concluir com sucesso, durante o último ano, duas rondas de angariação de fundos, que totalizaram 48 milhões de dólares (acima dos 40 milhões de euros), este investimento em produção de ponta resultará em “proteína vegetal texturizada” de maior qualidade, que permitirá, por sua vez, criar receitas personalizadas. Desta forma, a Meatless Farm capitaliza a crescente procura e oportunidade para alargar as gamas de produtos alternativos à carne. A empresa planeia investir, também, em fábricas na Europa e Ásia, para encurtar a cadeia de abastecimento nos mercados locais.

Sobre a Meatless Farm

A Meatless Farm foi fundada em 2016 pelo empreendedor Morten Toft Bech com o objetivo de reduzir a dependência mundial no consumo de carne. Morten e a sua família não conseguiam encontrar uma solução que substituísse a carne e que fosse saborosa e pouco dispendiosa. Em 2018, a Meatless Farm lançou o seu picado na cadeia de supermercados Sainsbury’s e é, atualmente, uma das marcas europeias, com foco em produtos à base de plantas, com um crescimento mais acelerado. Está disponível em 24 mercados, com parceiros relevantes no retalho internacional, como Pret A Manger, Leon ou itsu. A marca está empenhada em reduzir o consumo de carne intensivo através de produtos acessíveis, sustentáveis e nutricionalmente ricos criados à base de plantas. Em média, estes produtos utilizam menos 90 por cento de terra para serem produzidos e menos 70 a 80 por cento de água, comparativamente à carne, contribuindo para a biodiversidade. A Meatless Farm conta, atualmente, com uma equipa de cem colaboradores e escritórios no Reino Unido, Holanda, Singapura e Estados Unidos da América.