FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Investigadores da Universidade Católica Portuguesa no Top Mundial dos mais citados, segundo a Universidade de Stanford

Biomédica; Economia e Gestão; Medicina Clínica; Agricultura, Pescas e Floresta; Biologia. Estas são as grandes áreas dos nove investigadores da Universidade Católica Portuguesa (UCP) que integram o ranking World’s Top 2% Scientists 2023”, elaborado pela Universidade de Stanford (EUA). Um ranking que avalia também o impacto gerado para a ciência, ao longo da carreira dos investigadores.

Na área da Biomédica destacam-se três investigadoras: Célia Manaia e Paula Teixeira, do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia (CBQF/ESB); e Paula Ravasco, do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Faculdade de Medicina (CIIS/FM).

Em Economia e Gestão também são três os investigadores em destaque: Filipe Santos e Ilídio Barreto, da Unidade de Investigação Empresarial e Económica da Católica Lisbon School of Business & Economics (CUBE/CLSBE) e Rui Sousa, do Centro de Estudos em Gestão e Economia, da Católica Porto Business School (CEGE/CPBS).

Na área da Medicina Clínica, o destaque é para João C. Fernandes, do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia. As investigadoras Manuela Pintado e Marta Vasconcelos, do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia (CBQF/ESB), destacaram-se nas áreas da Agricultura, Pescas e Floresta, e da Biologia, respetivamente.

Se analisado o impacto gerado para a ciência, ao longo da carreira dos investigadores da Universidade Católica Portuguesa, são seis os investigadores que integram o rankingCélia Manaia, Manuela Pintado, João C. Fernandes, Paula Teixeira e Paula Castro, do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia; e Paula Ravasco, do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Faculdade de Medicina.

Para a reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, “a presença sólida dos nossos investigadores e da sua investigação neste ranking, reconhecido internacionalmente, é um enorme orgulho e demonstra o impacto da investigação para a comunidade.”

O ranking “World’s Top 2% Scientists 2023”, coordenado pela Universidade de Stanford, identificou cerca de 200 mil Investigadores de todo o mundo em 22 áreas científicas e 174 subáreas, avaliando o impacto da Investigação realizada em 2022 e ao longo da carreira. O estudo pode ser consultado aqui.