FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Investigação portuguesa sobre sistema robótico de impressão 3D distinguida internacionalmente

Editora científica internacional distingue artigo sobre investigação realizada na Universidade de Coimbra.


Texto: Sofia Monteiro Cardoso

A investigação sobre o sistema robótico de impressão 3D tem vindo a chamar a atenção da indústria 4.0. «Este novo sistema permite a impressão de peças metálicas de grandes dimensões, em vários ângulos e planos, de forma muito mais simples e rápida», explica a Universidade. O projeto encontra-se em desenvolvimento em parceria com um investigador do SINTEF (Instituto Tecnológico para a Indústria da Noruega).

O sistema tem o dobro da performance das impressoras 3D tradicionais, possuindo seis eixos de movimento. Tal mais-valia é ainda apoiada por um software de simulação em tempo real. Combinadas, as duas vantagens podem significar uma evolução exponencial na indústria. 

O artigo científico, que surge como um sumário da investigação, foi distinguido com o galardão Emerald Literati Award. "Este prémio é um reconhecimento internacional, ao mais alto nível, da qualidade e novidade do trabalho que temos vindo a desenvolver nesta área muito competitiva em termos internacionais", é possível ler-se no comunicado.

"Advances in robotics for additive/hybrid manufacturing: robot control, speech interface and path planning" é o título do artigo vencedor, que foi considerado excecional pela editora que lhe atribuiu o galardão.

«Este trabalho alertou grandes empresas internacionais, o que é muito importante e estratégico para a UC, pois só assim poderemos demonstrar a nossa capacidade de influenciar decisivamente os grandes desafios tecnológicos do século XXI», afirma Norberto Pires, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC.