FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Interroll e Modumaq oferecem a máxima versatilidade para o fluxo de materiais da Arvato Supply Chain Solutions em Espanha

A Interroll e a Modumaq, empresa parceira do programa Rolling On Interroll, juntaram-se num projeto de expansão para fornecerem um sistema de classificação de encomendas ideal para a Arvato Supply Chain Solutions nos processos de fluxo de materiais cada vez mais complexos em Espanha.

Interoll MEPAX

Numa primeira fase, a Arvato precisava de um sistema de classificação de encomendas para transações empresa-empresa (B2B), que foi recentemente ampliado para transações empresa-consumidor (B2C). O sistema, instalado em Alcalá de Henares, é composto por duas zonas de indução: uma para a preparação de encomendas a partir das mesas de embalamento e outra para a entrada de caixas em cross-docking. 

«A solução proposta tinha que ter a versatilidade necessária para poder alimentar o sistema a partir de várias mesas de embalamento, tendo simultaneamente a capacidade de receber caixas diretamente de uma entrada de cross-docking», afirma Alfonso Flores, diretor-geral da Modumaq.

Ambas as induções podem funcionar simultaneamente e convergir para um coletor de transporte que alinha todas as caixas para uma leitura correta e o controlo de peso. O controlo de peso compara os dados obtidos em tempo real com o peso teórico indicado pelo sistema de gestão de armazém (WMS) do cliente, desviando automaticamente todas as caixas que não se enquadrem num intervalo predefinido para uma área de controlo de qualidade onde se vão acumulando. Aí, um operador irá verificar as caixas, uma a uma, e encaminhá-las de novo para o coletor, caso o conteúdo seja o pretendido.

Possibilidade de transporte de uma enorme variedade de mercadorias

As caixas confirmadas como corretas passam posteriormente para uma área de classificação onde serão novamente lidas e automaticamente distribuídas para várias rotas que conduzirão a um sistema de classificador. O design das rampas leva em consideração o facto de o produto ser extremamente frágil e de a variação de peso ser bastante elevada, tendo capacidade para receber caixas com pesos a partir de apenas 200 gramas para expedições B2C e de até 25 quilos para expedições B2B. Também foi adicionado um transportador superior para a recirculação e o fornecimento de caixas vazias para ser usado para B2C, para que os operadores das mesas de embalamento tenham sempre uma reserva de caixas junto a cada estação de trabalho.

A Plataforma de Transporte Modular (MCP) da Interroll foi selecionada como o principal sistema de transporte, sendo complementado por rampas desenvolvidas e fabricadas pela Modumaq exclusivamente com material da Interroll. O sistema de controlo é da Siemens e o sistema de leitura é da Datalogic, tendo sido desenvolvida uma interface de comunicação entre o sistema da Modumaq e o sistema de gestão de armazém da Arvato através de um protocolo de intercâmbio de dados em tempo real.

«O manuseamento seguro de produtos frágeis era uma das principais prioridades, pelo que o departamento de design da Modumaq teve isso em consideração tanto nas áreas de carregamento como nas rampas de saída do classificador», afirma Alfonso Flores. «Baseámos o nosso design nas plataformas modulares (MCP) da Interroll, pois tal permite-nos instalar novos elementos na linha sem termos que realizar grandes alterações ou interromper os processos».

A modularidade assegura a instalação de novos sistemas sem interrupção dos procedimentos operacionais

A grande vantagem do sistema MCP é a sua modularidade: uma vez que o sistema foi instalado anos depois do classificador, as equipas de instalação da Modumaq conseguiram ampliar as áreas de embalamento e expedição em tempo recorde sem afetar ou interromper as operações da Arvato.

«Deparámo-nos com o desafio da crescente complexidade na preparação, classificação e distribuição diária de encomendas para uma importante empresa internacional de cosmética. A instalação realizada pela Modumaq cumpre as nossas expetativas na perfeição, satisfazendo os requisitos exigidos pelo cliente, como o manuseamento de uma elevada variedade de mercadorias, alto desempenho e enorme flexibilidade», declara Laura Alaman, responsável pela Gestão de Projetos e Serviços Gerais na Arvato Supply Chain Solutions, em Espanha.