Inovações no Produto Alimentar: as 7 principais tendências de 2014
A “Snackificação” de tudo, os novos ingredientes como as algas, os produtos “livres de” como por exemplo os “sem glúten”, os produtos “on the go”, as proteínas de origem vegetal, as “supercomidas” como a chia ou a quinoa, as bebidas aromatizadas de baixo teor alcoólico, as funcionais ou as híbridas foram algumas das principais linhas que marcaram o lançamento de produtos de alimentação em 2014.
A cerca de pouco mais de um mês para o final do ano de 2014, a AINIA identificou as principais tendências na alimentação que estão a marcar o lançamento de produtos alimentares.
- “Snackificação” de tudo: Uma importante tendência a nível mundial. Trata-se de escolher um ingrediente, preferivelmente saudável, e colocá-lo sob uma determinada forma para que as pessoas possam consumi-lo facilmente.
- Os produtos “Livres de”: Outra das linhas que está a marcar o lançamento de produtos de alimentação são os produtos “sem”. “Sem aditivos nem conservantes”, “Sem gordura”, “Sem alergénicos”, “Sem açúcar”, “Sem gorduras tras”, são algumas das propagandas que estão a marcar esta tendência.
- Produtos “on the go”: Continuando com as tendências este ano, os produtos pronto a comer foram um deles. Apesar de ser uma tendência que já vem de outros anos, parece que este ano este conceito se tem cimentado, principalmente nos snacks saudáveis, frutas, legumes e saladas, bebidas e batidos.
- As novas “supercomidas”: Outra das tendências foi o redescobrimento de produtos ancestrais. Marcas a nível mundial lançaram nos últimos anos produtos que incorporam sementes de chia, grãos de quinoa, linhaça, etc. como ingredientes. Ou seja, que incorporem nos produtos componentes saudáveis.
- Proteínas de Origem Vegetal: O aumento do interesse das proteínas no mercado da alimentação e das bebidas, converteu-se numa das linhas deste ano. Sobretudo as novas fontes de proteínas como as provenientes das microalgas ou de vegetais lácteos como a soja.
- Bebidas aromatizadas de baixa graduação, bebidas funcionais e bebidas híbridas: A inovação nas bebidas não se fica apenas pelas bebidas aromatizadas de baixo teor alcoólico, as funcionais (ex: que previnam problemas cardíacos) ou as híbridas (ex: sumo de fruta com chá) foram algumas das principais linhas que marcaram o lançamento de novos produtos em 2014
- Produtos sutentáveis: Os consumidores cada vez mais exigem produtos sustentáveis. O cálculo da pegada ambiental é o primeiro passo a caminho de dar uma resposta a esta exigência. Para além de ser uma certificação de produto, pode ser utilizada na própria etiqueta e, por isso, serve de comunicação direta entre o produtor e o consumidor.
Estas são algumas das principais tendências que marcaram o lançamento de produtos alimentares em 2014. Veremos o que nos reserva 2015.
Ler mais aqui.