FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

INL vence concurso de ideias saudáveis e sustentáveis para aditivos

Um grupo de Investigadores do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, sediado em Braga, está a desenvolver iniciativas "saudáveis e sustentáveis" para aditivos alimentares, tendo sido distinguido pelo consórcio EIT Food do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, num concurso de empreendedorismo. O prémio foi atribuído tendo por base a ideia em si, o impacto no setor e a capacidade de crescimento.

INL

O objetivo desta investigação passa por "procurar alternativas mais saudáveis e sustentáveis para aditivos alimentares", como é possível ler-se no comunicado de imprensa da agência Lusa. A ideia principal passa por "substituir a cor branca, fornecida pelo dióxido de titânio, por uma alternativa segura, natural e biodegradável.

Tal acontece visto que "o dióxido de titânio é amplamente utilizado na indústria alimentar, principalmente para a produção de produtos açucarados, tais como rebuçados ou pastilhas elásticas. A aplicação deste aditivo tornou-se controversa e a França vai ser o primeiro país europeu a proibi-lo a partir de 2020". Existe assim um "consenso generalizado quanto à necessidade de banir ou restringir significativamente o uso de dióxido de titânio", daí a procura por substitutos.

"A ideia dos Investigadores do INL foi premiada por estar em linha com as preocupações com a saúde expressas pelos organismos da União Europeia e com as necessidades da indústria alimentar. O próximo passo é o de explorar a ideia premiada, transformando-a numa startup capaz de levar um produto ao mercado".