FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

igus: Edição "Motion Plastics Show" de 2021 apresenta 168 novidades

A feira presencial/virtual da igus convida os visitantes a usar polímeros de alto desempenho para melhorar as aplicações móveis. Mais produtos novos, extensões de produtos e ofertas digitais do que nunca: o "igus Motion Plastics Show" de 2021 está aberto ao mundo digital. Os visitantes podem esperar 168 inovações de todos os departamentos - desde pacotes de tubos de robôs telescópicos a rolamentos de esferas que funcionam com 21 vezes a vida útil padrão, até impressão 3D em grande escala.

igus

Desde o início de maio de 2020, o stand está instalado num salão de exposições em Colónia Porz-Lind, onde foi reconhecido com o iF Design Award. O novo "motion plastics" da igus para 2021 está a começar. “Estamos no nosso segundo ano sem feiras”, afirma o CEO da igus, Frank Blase. "Desta vez, podemos iniciar a apresentação dos nossos novos produtos em velocidade digital total. "O novo stand da feira foi otimizado com base na experiência adquirida em consultas virtuais a clientes e passeios no ano passado. Soluções para várias indústrias podem ser vistas numa área separada: o sistema triflex TRX telescópico e compacto para fornecimento de energia 3D em robôs, assim como o iglidur TX2 de rolamento de alta carga enrolado para máquinas de construção. A questão da sustentabilidade do plástico está agora ainda mais visível e tem lugar central na feira.

Stand de feiras físicas/virtuais com 168 inovações em "motion plastics"

Ao todo, 168 inovações de produtos dos departamentos da igus serão apresentadas na feira, que ocupa 400 metros quadrados. Por exemplo, o conjunto de engrenagens cobot de drygear leve para automação económica será exibido, assim como o tribo-filamento iglidur I151 para peças detetáveis ​​resistentes ao desgaste em conformidade com a FDA para tecnologia de alimentos. O stand "orange trade show" já recebeu 55 000 visitantes de todo o mundo, já que o seu "gémeo" virtual é de livre acesso. Outros 16 000 visitantes também aproveitaram a oferta de uma visita digital com especialistas da igus. «Normalmente, teríamos sido representados em 222 feiras e convenções no ano passado, mas totalizamos apenas 26», diz Blase.

O stand real/virtual da feira é um componente importante de um conceito digital da igus que permite aos utilizadores encontrar os "motion plastics" adequados, sem lubrificação e manutenção, para os seus requisitos específicos de forma ainda mais rápida. Por exemplo, o projeto da máquina e os tutoriais podem ser concluídos virtualmente com os consultores da igus, os seminários online do estúdio de seminário online fornecem assistência adicional e a variante do catálogo digital interativo também fornece informações adicionais com acesso a white papers, artigos de blog e vídeos explicativos.

ReBeL acelera automação económica

Após dois anos de desenvolvimento, o ReBeL, um novo elemento de acionamento do robô, pode ser visto na exposição da igus. Os clientes podem construir os seus próprios braços de robô de forma rápida e económica a partir do kit modular. O núcleo do ReBeL é uma caixa de engrenagens de plástico bastante melhorada. Um motor elétrico BLDC integrado com eletrónica de potência pode ser conectado a vários controlos. Além disso, um sistema de controlo de baixo custo adequado da igus está disponível gratuitamente para download, para que a automação possa ser simulada com antecedência. No campo da robótica industrial de "grande porte", a igus está a lançar o sistema de alimentação de energia TRX, uma solução que repensa o tema dos pacotes de mangueiras para robôs. O sistema de fornecimento de energia torce, aumenta e diminui em espiral e os cabos são inseridos em forma de espiral. Isto permite uma economia de peso de 83% no 3º eixo, em menos da metade do espaço.

igus

 

Rolamentos de esferas a trabalhar com 21 vezes a vida útil

A igus apresenta também novidades em todas as áreas da tecnologia de rolamentos isentos de lubrificação e manutenção. No caso dos rolamentos de esferas, os engenheiros da igus alcançaram um grande avanço na vida útil. «O que durava um mês agora dura quase dois anos», explica Lena Woelke, gerente de desenvolvimento de rolamentos de esferas xiros. As aplicações são encontradas especialmente em ventiladores ou centrifugadoras.

 

O plástico torna-se um recurso sustentável

Faz parte da missão da igus a forma como estes produtos de plástico sem lubrificação não só têm menos impacto no ambiente durante a utilização, mas também como são produzidos de forma neutra em CO2 e reciclados posteriormente. O edifício da nova fábrica, atualmente em construção, será neutro para o clima desde o início, o que se aplicará a toda a fábrica da igus até 2025. Para reduzir ainda mais as emissões, a igus investe em tecnologias modernas, por exemplo, em sistemas de aspiração e filtros. As máquinas de moldagem por injeção que economizam até 40% de energia e são quase inaudíveis foram adquiridas em grande número. Para além da reciclagem mecânica na linha de produtos chainge, a igus aposta também em novos tipos de reciclagem química. Assim, a igus aumentou o seu investimento em Tecnologia Mura para 5 milhões de euros. A tecnologia HydroPRS da Mura converte resíduos de plástico em óleo. Os investimentos aumentaram 29% no geral em 2020.

igus

Explore o igus Motion Plastics Show em www.igus.eu/imps