FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

igus lança o novo e-spool standard

Quer em elevada altura, no chão ou em profundidade - com o e-spool, o enrolador de cabos sem anéis coletores, a igus oferece uma solução com sistemas de calhas articuladas para diferentes cenários de aplicação.

igus

O sistema compacto com acionamento por mola que consegue transportar cabos de potência, de dados, fibras óticas e fluídos de forma fiável. A igus desenvolveu um novo modelo standard, para tornar os sistemas de calhas articuladas disponíveis, mesmo nos casos de grandes comprimentos. Graças ao seu design otimizado, o e-spool consegue agora estender cabos e mangueiras até 21 metros sem necessitar de motores.

O e-spool é utilizado em qualquer aplicação na qual seja necessário transportar cabos elétricos em segurança e em espaços reduzidos, quer seja em plataformas de palcos, plataformas petrolíferas ou em pontes rolantes. Este sistema de calhas articuladas compacto da igus é uma alternativa aos desenroladores de cabos clássicos, mas com duas diferenças fundamentais: o e-spool é a única solução que consegue transportar não só potência, mas também qualquer outro meio, como dados e fluídos. Isto porque combina dois sistemas diferentes de calhas articuladas num só sistema.

Uma calha articulada standard que é enrolada, garante que se obtenha sempre o comprimento e tensão corretos dos condutores através de uma mola de retenção integrada. As calhas twisterband da igus são responsáveis pelos movimentos rotativos. Este sistema especial permite movimentos em todas as direções. A outra diferença é o facto de o e-spool não necessitar dos dispendiosos anéis coletores. Isto significa que os mais diversos cabos elétricos podem ser integrados continuamente num só sistema, num espaço confinado, e também substituídos ou adicionados a qualquer momento.

A igus desenvolveu um novo e-spool standard para 21 metros de curso, para permitir a utilização desta prática solução de calhas articuladas em maiores comprimentos. O primeiro protótipo foi apresentado pela igus na Feira de Hannover.

Estrutura otimizada para uma maior capacidade e peso adicional

O novo e-spool foi desenvolvido com base nos requisitos dos clientes e na experiência dos últimos anos, colmatando a lacuna existente entre o e-spool standard com acionamento por mola, para comprimentos até 14 metros, e o e-spool motorizado para grandes projetos, por exemplo, no setor offshore ou em grandes salas de ópera. O novo sistema de calhas articuladas foi equipado com uma calha twisterband maior para uma maior capacidade de preenchimento.

Para compensar o peso adicional e o comprimento, a nova estrutura do e-spool proporciona mais apoio, um corpo envolvente mais robusto e uma base reforçada, para proteção da retração. Para suportar estas forças superiores, os projetistas também optaram por um mecanismo otimizado para o ajuste da força da mola.

O novo e-spool standard está disponível em duas versões, acionado por molas, com 2 molas HD, ou acionado por motor, com um motor fixo incorporado.