FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Governo vai tentar manter quotas da sardinha

A ministra do Mar, no parlamento, sublinha as conclusões de uma campanha cientifica, feita a pedido do Governo, que indica que a sardinha existe em maior numero do que se pensava.

A entidade que estuda os recursos marinhos e propõe as quotas de pesca de cada país quer reduzir em 90% a quantidade de sardinha que Portugal e Espanha podem, em conjunto, pescar. Governo ordenou estudo que mostra que a espécie está em melhor situação do que se pensava, e vai defender a manutenção da quota.

A ministra do Mar disse esta quinta-feira no parlamento - na discussão em especialidade do Orçamento do Estado - que o Governo vai apresentar argumentos para contrariar o parecer do ICES (sigla inglesa para o Conselho Internacional para a Exploração do Mar), que propõe uma redução da quota ibérica de pesca de sardinha "de 19.000 para 1.587 toneladas". O executivo, no entanto, ordenou "a realização de uma campanha científica de avaliação da sardinha", cujos dados dão condições para defender a manutenção da quota atual.

Ana Paula Vitorino acrescentou que o Governo vai "continuar a dar a máxima prioridade ao reforço dos meios de investigação, condição indispensável ao conhecimento dos nossos recursos e à fundamentação nas negociações sobre quotas de pesca".

A governante sublinhou que para este ano, o executivo conseguiu "um aumento de 11,4% das possibilidades de pesca em águas nacionais, quando à entrada do Conselho das Pescas tínhamos um balanço negativo de 1%".

Fonte: TSF.