FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Gemas de ovos como uma fonte sustentável de anticorpos contra doenças infeciosas

Por: Ricardo S. Vieira-Pires

HBT – Saúde e Biotecnologia, Lda.

CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra

RESUMO

A Tecnologia IgY utiliza anticorpos presentes na gema de ovos para desenvolver suplementos alimentares e biofármacos contra infeções microbianas e virais. A imunização de galinhas permite a customização de anticorpos IgY específicos contra estes agentes infeciosos, possibilitando novas alternativas a antibióticos e antivirais derivados de gema de ovo. A tecnologia tem grande potencial de aplicação em várias indústrias, incluindo na agropecuária para prevenção de doenças gastrointestinais em animais de produção e na aquacultura para prevenção de infeções em peixes, crustáceos e moluscos. Também é usada no tratamento de doenças em humanos, como a doença celíaca e a gastrite crónica. A produção em massa pode ser incorporada pelas indústrias tradicionais de ovos, promovendo o uso responsável dos recursos naturais e a redução do uso de antibióticos na cadeia alimentar e nos cuidados de saúde.

INTRODUÇÃO

O ovo é um incontornável alimento presente em todas as culturas e cozinhas do mundo. É uma fonte de alimento muito valorizada pela sua versatilidade, sabor e valor nutricional. De facto, é seguramente a fonte de proteína mais consumida no mundo, graças ao seu baixo custo e ampla disponibilidade. No entanto, o potencial dos ovos vai muito além da sua vertente alimentar.

A sua composição única tornou-os também um recurso valioso e incontornável nas áreas da biomedicina e da biotecnologia, permitindo nomeadamente o desenvolvimento sustentável e de baixo custo de suplementos alimentares e de biofármacos. Neste artigo, são discutidos os desafios e oportunidades associados à utilização de anticorpos de gema de ovo no desenvolvimento de suplementos alimentares e de biofármacos para combate e modulação de infeções microbianas e virais. Nos últimos anos, esta área de estudo e atividade conhecida como Tecnologia de IgY (Zhang et al., 2021), tem assistido a um rápido desenvolvimento, com diversificação das suas aplicações em várias indústrias.

Artigo publicado na edição n.º 35 da Revista TecnoAlimentar.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes contactos:

Telefone 910 641 718

E-mail: redacao@agropress.pt