FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

França investiga possível Cartel na venda de Iogurte

iogurte

A Autoridade da Concorrência de França está há 3 anos a investigar vários fabricantes de produtos lácteos frescos que são também vendidos sob Marcas de Distribuição, como a Novandie, Senoble, Lactalis e a Yoplait. Segundo o jornal Le Fígaro, estas empresas são suspeitas de acordar preços e repartir o mercado.

Segundo o jornal, as empresas são acusadas de intercâmbio de informação sensível que lhes permitiu uma colaboração para coordenar as suas políticas fiscais e comerciais. Também existe a suspeita de um acordo no aumento dos preços, coordenação do calendário de aplicação destes aumentos, assim como a concertação na argumentação para justificar os mesmos.

O Le Figaro adianta que os acusados se defenderam perante a Autoridade numa reunião em novembro de 2014, mas, ao que tudo indica, não conseguiram que fosse proclamada a inocência e é muito provável que uma dezena de empresas sejam castigadas com uma multa. Não obstante, a quantia da multa será inferior à imposta aos produtores de champô e detergentes: em 2011, três fabricantes de detergentes foram multados pela Autoridade em 361 milhões de euros por formarem um cartel durante 6 anos.